Rússia é suspeita de interferir em sinais de satélite afetando vôo com a presidente da Comissão Européia para Bulgária, em 02.09.25


Um avião que transportava a presidente da Comissão Européia, braço executivo da União Européia (UE), Ursula von der Leyen, foi afetado por interferência de sinais de satélite em vôo na Bulgária, numa ação suspeita da Rússia, disse um porta-voz nesta segunda-feira (01).

O avião pousou em segurança no aeroporto de Plovdiv (segunda maior cidade da Bulgária) e von der Leyen segue sua planejada turnê de quatro dias pelas nações da União Européia que fazem fronteira com a Rússia e a Belarus, disse a porta-voz da comissão, Arianna Podestà.

“Podemos, de fato, confirmar que houve interferência no GPS”, disse Podestà. “Recebemos informações da autoridade búlgara de que suspeitam que isso se deveu a uma interferência flagrante da Rússia”, Podestà acrescentou.

Podestà comentou que von der Leyen viu “em primeira mão os desafios diários das ameaças vindas da Rússia e seus sistemas” durante sua viagem. “E, claro, a UE continuará a investir em gastos com defesa e na prontidão da Europa ainda mais após este incidente”, acrescentou Podestà.

A Bulgária emitiu uma declaração dizendo que “o sinal de satélite usado para a navegação GPS da aeronave foi interrompido. À medida que a aeronave se aproximava do Aeroporto de Plovdiv, o sinal de GPS foi perdido”.

O comissário da União Européia (UE) em Defesa e Espaço, Andrius Kubilius, afirmou em publicação na rede social “X” que o bloco econômico europeu vai reforçar a eficiência na detecção de interferências em sinais de rede de satélite após o episódio envolvendo o avião que transportava a presidente da Comissão Européia, Ursula von der Leyen, na Bulgária.

Segundo Kubilius, o bloco ampliará a rede de satélites em órbita baixa “para mais robustez” e vai aperfeiçoar a detecção de interferências.

Kubilius lembrou que o projeto europeu de rede de satélites Galileo já oferece um serviço de autenticação para detectar spoofing, prática de manipular sinais de GNSS para enganar receptores, e ressaltou que práticas como o bloqueio e a manipulação de sinais “prejudicam nossas economias aéreas, marítimas e de transporte”. 

O editor-gestor da AIN Charles Alcock repercutiu o assunto em post na plataforma online da mídia no dia 01. Alcok divulgou que uma aeronave fretada que transportava a presidente da Comissão Européia, Ursula von der Leyen, teve seu sistema de navegação bloqueado durante a aproximação no aeroporto de Plovdiv, na Bulgária, em um vôo partindo da capital polonesa, Varsóvia.

Um porta-voz da CE confirmou o incidente, ocorrido no domingo (31), afirmando que as autoridades búlgaras suspeitam que o ataque tenha sido “devido à flagrante interferência da Rússia”.

Autoridades locais informaram ao jornal Financial Times que os pilotos recorreram a cartas impressas para pousar no Aeroporto de Plovdiv (LBPD), procedendo vôo da capital polonesa, Varsóvia.

“O sinal de satélite que transmitia informações para o sistema de navegação GPS da aeronave foi neutralizado”, disse um porta-voz do governo búlgaro em um comunicado por escrito. “Para garantir a segurança do vôo, os serviços de controle aéreo imediatamente ofereceram um método alternativo de pouso usando ferramentas de navegação terrestre”, acrescentou o porta-voz.

De acordo com imagens veiculadas em diversos canais de notícias de TV, incluindo a Bloomberg Television, a aeronave que transportava Von der Leyen era o jato Dassault Falcon 900LX  com matrícula OO-GPE (da Bélgica), operado pelo grupo de vôos charter Luxaviation.

Reportagens de TV mostraram Von der Leyen desembarcando da aeronave e sendo recebida por autoridades búlgaras.

Alegando “razões regulatórias”, a operadora não comentou diretamente o incidente, mas informou à AIN que seus “pilotos demonstraram total proficiência e adesão aos mais altos padrões de segurança”.

Ainda no domingo, a aeronave voou de Plovdiv para a capital lituana, Vilnius. Na segunda-feira, (01) seguiu para Constanta, na Romênia, como parte da viagem de Von der Leyen a sete países da União Européia.

De acordo com a EASA e agências de controle de tráfego aéreo em vários países do Leste Europeu, houve um aumento acentuado nos bloqueios de sinais GNSS desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022.

No entanto, um porta-voz do governo russo negou que o país tenha se envolvido no ataque de bloqueio à aeronave de Von der Leyen, ocorrido três dias depois que forças russas destruíram parte de um escritório da União Européia em Kiev como parte de um ataque pesado com drones e mísseis à capital ucraniana.