Rússia relança produção do TU-214, em 22.04.22


A indústria aeronáutica russa planeja começar a retomar entregas de novos jatos do transporte Tupolev-214 em 2024 e enviar liberar um total de 70 aeronaves do modelo dentro de seis anos, de acordo com a estatal russa ROSTEC, que controla todas as empresas de fabricação de aeronaves na Rússia.

O trabalho já começou na KAPO – Kazan Aviation Production Association, em um lote inicial de 20 fuselagens. Os planos futuros exigem que a KAPO produza o TU-214 a uma taxa anual de dez aeronaves.

Engenheiros russos projetaram o TU-214 como uma versão modificação mais pesada e de maior alcance da versão inicial TU-204, que voou pela primeira vez em 1989. O TU-214 muito melhorado seguiu em 1996 e ganhou a certificação Tipo russa em dezembro de 2000. O TU-214 pode transportar 212 passageiros em uma única classe com layout de cabine com pitch de assentos de 32 polegadas, que também comporta duas cozinhas e três lavatórios, tem um alcance de 2.590 MN na configuração padrão de fábrica. Uma configuração com uma cabine de duas classes com capacidade para 150 passageiros pode voar um alcance de 3.720 MN.

Duas fábricas – em Ulyanovsk e Kazan – montaram 22 TU-204/214 antes dos anos 2000 e mais 64 desde 2000, somando 86 jatos. Desde 2014, os fabricantes concluíram apenas dez novos aviões, o último dos quais a KAPO entregou em 2020.

O Ministério da Defesa russo encomendou todos estes, incluindo a variante de comando e controle TU-214SR, versão de reconhecimento de radar TU-214R e iterações TU-214ON “Open Sky”.

A decisão de relançar a produção em série do TU-214 ocorreu depois que o EUA e a União Eruropéia interromperam todas as novas entregas de aeronaves e componentes para a Rússia. “Pouco após o início da operação militar na Ucrânia, o Ocidente descontinuou os envios de aviônicos e motores aeronáuticos para nossos mais novos Tipos de aeronaves”, disse o vice-presidente do governo russo, Yuri Borisov, a jornalistas russos em 19 de abril. “Precisamos acelerar os esforços de substituição de importações, de modo a produzir localmente os principais itens do fornecedor”, comentou Borisov.

Hoje, o TU-214 é o único jato Tipo que as plantas russas podem começar a fabricar imediatamente, sem qualquer esforço de pesquisa e desenvolvimento e substituição de importações. Em contraste, o Irkut MC-21, modelo mais novo da mesma classe de aeronave de corredor únicos, e o Sukhoi vêm com conteúdo estrangeiro significativo, de até 40 a 50% por contagem de itens do fornecedor nos sistemas de bordo e de interior. Outra opção, o Ilyushin IL-96, é um modelo quadrireator, de com operação com elevado consumo de combustível, e requer muita manutenção, tornando-o impopular entre as operadoras aéreas.

O TU-214 apresenta desempenho operacional comparável ao do Airbus A321CEO, mas traz desvantagem em rotas curtas devido a sua estrutura mais pesada. No entanto, possui uma pequena vantagem em serviços de passageiros com duração de cinco a seis horas, graças às asas maiores e de maior razão de aspecto.

Por alguns anos, o TU-214 operou lucrativamente com a Dalavia (Far East Airlines) na rota principal de Khabarovsk a Moscou, combinando bem com a capacidade alcance e carga-paga do Tipo. A Aeroflot arrendou (em Wet-leasing) dois jatos da companhia aérea do governo russo (servindo funcionários do Estado) para voar serviços comerciais de Moscou a Nova Déli (Índia), mas o esforço teve “vida curta”.

Ainda não se sabe quais cias áreas adotarão o novo TU-214. As “candidatas” prováveis ​​incluem Aeroflot, S7, Ural Airlines e SmartAvia, que juntas operam cerca de cinquenta A320NEO. Embora o TU-214 seja menos eficiente em termos de combustível, a ROSTEC espera que seu custo unitário totalize metade do custo do produto Airbus. [EL] – c/ fontes