SAF é a chave para a redução das emissões de carbono, define gestor da fornecedora global americana AvFuel, em 23.09.21


Para o artigo na mídia AIN, Keith Sawyer, gerente de combustíveis alternativos da AvFuel (fornecedora global de combustível e serviços aeronáutico, com sede no Michigan/EUA), defendeu o advento do combustível de aviação sustentável (SAF), como um “combustível para aviação”. Sawyer afirma que vem repetindo este conceito, e ainda há muitos pilotos e operadores de aeronaves que precisam entender este “fato básico” sobre o SAF.

“O SAF é aprovado por fabricantes e a ASTM e é recomendado pela FAA, EASA e outras agências internacionais de segurança da aviação. Até agora, já ocorreram mais de 400.000 vôos usando SAF, o que é realmente notável”, disse Sawyer.

Falando por vídeo, remotamente, nesta terça dia 21, na Conferência “Building a Sustainable Flight Department” – Construindo um Departmento de vôo Sustentado” – em Tarrytown, em Nova York, promovida pela AIN, Saywer disse que “SAF para negócios e aviação geral está se tornando cada vez mais importante para nós”.

Mais aeroportos e FBO estão oferecendo SAF, e um dos fornecimentos mais consistentes está na Monterey Jet Center, da Califórnia, que deu início a sua iniciativa de SAF com a AvFuel em abril. “Temos uma parceria estratégica com a [fabricante de SAF] Neste, o que nos permite trazer um fornecimento consistente. Monterey Jet Center é nosso ponto mais ativo. É extraordinário o quão bem foi recebido”, revelou Sawyer.

O SAF é importante, explicou Sawyer, porque é um dos principais métodos que a indústria da aviação usará para atingir a meta de neutralidade de carbono até 2050. “Fizemos um grande progresso na tecnologia de motores e aeronaves e na pilotagem de aeronaves com eficiência, e um componentes-chave que restam é a introdução do SAF na cadeia de abastecimento; que coloca a aviação geral e executiva no topo”, disse Sawyer.

O articulista Matt Thurber editor-chefe da AIN, discorre sobre o SAF. Que se trata de um combustível compatível com o Jet-A/A1 sem nenhuma modificação requerida para aeronave ou motores. Como o SAF é feito de matérias-primas como óleo de cozinha usado ou materiais à base de plantas que de outra forma seriam queimados ou jogados fora, sua redução potencial de gases do efeito estufa é de até 80% em sua espuma “pura” ou “processada”. Embora a aviação como um todo seja responsável por 2% das emissões mundiais de gases de efeito estufa e a aviação executiva por apenas 0,04%, os esforços de sustentabilidade são importantes para empresas que buscam cumprir as metas de sustentabilidade e também ao incluir seus departamentos de vôo corporativo nesses esforços.

Thurber reconhece que o custo do SAF é um problema constante, pelo seu maior custo de produção por enquanto, mas aponta que a diferença de preço (para o combustível fóssil) deve cair à medida que os volumes aumentam. “Acreditamos que isso diminuirá à medida que aumentarmos a oferta gerada por mais sinais de demanda”, disse Sawyer para o artigo de Thurber. Os maiores volumes ficarão no oeste dos EUA, graças aos incentivos do governo que tornam o mercado mais atraente.

À medida que mais operadores descubram que estão consumindo SAF nos motores de suas aeronaves, os compradores de combustível precisam ter certeza de obter os documentos de transferência de produto preenchidos corretamente para contabilizar os benefícios de redução de emissões. “Você deve esperar receber isso se for um consumidor de SAF”, explicou Sawyer. A documentação adequada também é importante ao usar o processo de registro e reclamação, acrescentou Saywer, onde um operador compra combustível e paga o preço mais alto pelo SAF em uma área onde o SAF não está disponível. Outra operadora consome SAF, mas não paga o prêmio. Nesse caso, o comprador original obtém o crédito pela compra de SAF, mesmo que seja consumido em outro lugar. Isso evita a necessidade cara e consumidora de energia de mover fisicamente o combustível de perto de onde ele é produzido para onde o cliente deseja comprá-lo para receber o crédito, explicou Sawyer para a matéria. [EL] – c/ fontes