Safran à frente da pesquisa de motor Open fan no programa OFELIA/Clean Aviation, em 05.05.23
No dia 28, a fabricante francesa Safran Aircraft Engines divulgou que coordenará a demonstração/comprovação das tecnologias de motor Open Fan (rotor aberto/livre) dentro do arcabouço do projeto, da União Européia. Clean Aviation Joint Undertaking (ou, Empreendimento Conjunto de Aviação Limpa) na linha da pesquisa OFELIA – Open Fan for Environmental Low Impact of Aviation (ou, Rotor Aberto para Baixo Impacto Ambiental da Aviação).
A Safran trabalhará com 26 parceiros-chave da indústria européia, incluindo Airbus, Avio Aero e GKN Aerospace, bem como laboratórios de pesquisa, como o centro de pesquisa aeroespacial francês ONERA e acadêmicos de vários países da Europa.
O consórcio OFELIA espera receber € 100 milhões em financiamento europeu no programa Clean Aviation.
Os planos da linha de pesquisa OFELIA envolvem demonstrar os benefícios de eficiência de uma arquitetura de rotor (fan) aberto para atender às necessidades de futuras aeronaves de curto e médio alcance por volta de 2035. Os parceiros do programa visam uma redução de 20% no consumo de combustível e nas emissões de CO2 em comparação com as atuais aeronaves de fuselagem estreita (narrowbody).
Sob a iniciativa da pesquisa OFELIA no progrma Clean Aviation, a Safran Aircraft Engines e seus parceiros esperam desenvolver um conjunto de tecnologias para TRL (Technology Readiness Level, ou nível de aptidão de tecnologia) 5 para sistemas de baixa pressão, núcleo de alta pressão e sistemas avançados, incluindo hibridação, para demonstrações de teste de solo e vôo com um Airbus A380 alimentado por um motor Open Fan em meados desta década. O consórcio também visa garantir a compatibilidade total da arquitetura com combustíveis de aviação sustentáveis (SAF) e hidrogênio.
“Como fabricante líder mundial de motores militares e comerciais, nossa responsabilidade é desenvolver tecnologias-chave que levarão a uma aviação mais sustentável”, disse Michel Brioude, vice-presidente executivo de engenharia e pesquisa/tecnologia da Safran Aircraft Engine. “A arquitetura do rotor aberto [Open Fan] é a principal inovação do nosso programa de demonstração da tecnologia com a GE Aerospace, CFM RISE [Revolutionary Innovation for Sustainable Engines, ou motores sustentáveis de inovação revolucionária], e se destaca como um fator-chave para melhorar a eficiência do motor da próxima geração”, disse Brioude.
O roteiro da pesquisa OFELIA abrangerá mais de 20 testes nas instalações dos parceiros.
A Safran Aircraft Engines, a Avio Aero e a GKN Aerospace trabalharão juntas para projetar e fabricar componentes para o demonstrador de motor rotor aberto (Open Fan). Tópicos específicos do plano de maturação da tecnologia para motor rotor aberto (Open Fan) incluem turbilhonamento e vibração cíclica, hélice sem duto, hélice e palhetas, bomba (booster) de alta velocidade, aerodinâmica de turbina de alta velocidade e baixa pressão, caixa de redução (gearbox) compacta de alta potência, componentes leves do motor, emissões do combustor, aerodinâmica do compressor de alta pressão e hibridização do motor.
A Airbus elaborará um memorial preliminar para o demonstrador de teste de vôo em preparação para a segunda fase do Clean Aviation, que se concentra em testes de vôo.
“A linha de pesquisa OFELIA faz parte dos 20 projetos ousados do Clean Aviation que estão pesquisando soluções inovadoras para alimentar a próxima geração de aeronaves sustentáveis”, disse o diretor executivo do programa Clean Aviation, Axel Krein. “Juntamente com a União Européia, a aviação européia tem o poder de liderar o caminho para um sistema de aviação neutro para o clima e estabelecer novos padrões globais para transporte aéreo seguro, confiável, acessível e limpo”. [EL] – c/ fonte