Safran completa testes de solo com uma variante “mais eletrificada” do seu demonstrador de tecnologia de motor turboélice Tech TP, em 21.02.23


A fabricante aeronáutica francesa Safran divulgou que completou testes de solo com uma variante “mais eletrificada” do seu demonstrador de tecnologia de motor turboélice Tech TP.

Explorando opções de nova propulsão para futuras aeronaves de asa fixa (ie, aviões), o projeto está sendo liderado pela divisão de motores de helicópteros (asa rotativa) do grupo aeroespacial francês, sendo baseado na Família do motor turboeixo Ardiden-3 para aeronaves rotoras supermédias. Os testes de solo foram realizados nas instalações da Safran em Tarnos.
Os testes de solo de eletrificação com o demonstrador de tecnologia de motor turboélice Tech TP fazem parte do programa Clean Sky (Céu Limpo) bancado pela União Européia, com a meta de alcançar emissão líquida de carbono zero pelo setor da aviação.

O projeto de motorização Tech TP, da Safran, incorpora tecnologias do projeto Achieve, que é focado em “recursos mecatrônicos avançados para um gerador-motor de partida (starter-generator) elétrico para um motor turboélice inovador e sistema de monitoramento de integridade”.

De acordo com a Safran, o demonstrador de tecnologia inclui um gerador de motor de maior potência elétrica que é integrado com a hélice Tech TP e a caixa de redução acessória. Este equipamento compreende um motor elétrico, um conversor de potência eletrônico e controladores associados. O principal objetivo é atuar a hélice eletricamente, permitindo novos modos de operação tais como energia auxiuliar em vôo e taxiamento, sem uso de energia diretamente dos motores à turbina de uma aeronave. Esta solução é prevista para entregar uma economia de 18% em consumo de combustível e reduzida emissão de CO2 em comparação a motores equivalentes de atual geração.

Projeções de desempenho do motor Tech TP são baseadas na análise conduzida pela fabricante aeroespacial italiana Piaggio Aerospace utilizando uma bancada de teste virtual para um transportador regional do porte de 19 assentos. A intenção é de um motor comandado por uma inovadora manete de aceleração com design atualizado integrada com um sistema de controle digital de grupo motoprulsor (motor/hélice) de total autonomia do tipo FADEPC (Full-Authority Digital Engine and Propeller Control) – como a associação de controle digital de motor de capacidade (autoridade) plena (FADEC – Full Authority Digital Engine Control) e controle computadorizado de hélice (PCC – Propeller Control Computer). Com o FADEPC, o motor será otimizado para operações em média e alta altitude (45.000 pés) e de fácil manuseio.

Vice-presidente executivo de engenharia da Safran Helicopter Engines, Didier Nicoud diz: “Alavancar tecnologias híbridas-elétricas é um importante pilar na nossa estratégia para redução de consumo de combustível e emissão de carbono”. Nicoud acrescenta: “[O projeto] Achieve Tech TP também abre caminho para um novo demonstrador [do programa] Clean Aviation gerenciado pelo consórcio HEART [Hybrid-Electric propulsion system for Regional Aircraft Transport]”. Até 2025, o programa HEART [um consórcio de 38 parceiras, com a Safran Helicopter Engines como coordenadora-técnica] planeja conduzir teste de solo com um sistema de propulsão híbrido-elétrico destinado a equipar aeronaves turboélices para transporte regional”.

O projeto Achieve está sendo coordenado pela Universidade de Nottingham, na Inglaterra, e suportado pela britânica NEMA Projects e a francesa Power System Technology. O projeto envolve mais de 20 parceiros, no total. [EL] – c/ fontes