Safran e Turbotech e parceiras testam motor aeronáutico turboélice a hidrogênio no projeto BeautHyFuel, em 07.02.24
A Safran e a sua parceira Turbotech reportaram progressos nos seus esforços para desenvolver motores turboélice movidos a hidrogênio para o mercado da aviação geral.
No mês passado, no dia 11 de janeiro, as empresas francesas testaram no solo uma turbina a gás movida a hidrogênio como parte do projeto BeautHyFuel para produzir um “trem de força” (power train) a hidrogênio para uma aeronave leve.
De acordo com a fabricante francesa de motores e sistemas de aeronaves Safran, os testes foram conduzidos com sucesso nas instalações de Vernon (na França) do grupo espacial Ariane, que utiliza propulsão a hidrogênio para foguetes.
O trabalho, que recebeu apoio financeiro do governo francês, também incluiu Elixir Aircraft, Air Liquide e a Daher.
De acordo com o CEO da Turbotech, Damien Fauvet, o primeiro teste utilizou um dos motores turboélice de ciclo regenerativo (regenerative turboprop) de altíssimo desempenho TP-R90 da fabricante.
“Este primeiro experimento realizado usando um motor turboélice regenerativo Turbotech TP-R90 mostra que podemos converter tecnologias de combustão interna previamente comprovadas para criar uma solução funcional de zero carbono para a aviação geral”, disse Fauvet. “À medida que avançamos para o combustível de hidrogênio líquido, o objetivo é oferecer um sistema de propulsão de alta densidade energética com aplicações comerciais reais”, prosseguiu Fauvet. “Nossa solução será facilmente adaptável em aviões leves e poderá ter potencial em outros segmentos de mercado”, Fauvet acrescentou.
O envolvimento da Safran no projeto BeautHyFuel faz parte de seu trabalho mais amplo com a CFM International – sua joint venture de motores com a GE Aviation – para apoiar o projeto ZeroE da Airbus para produzir um avião comercial movido a hidrogênio até 2035.
“Esta primeira fase do projeto já ultrapassou as nossas expectativas”, disse Pierre-Alain Lambert, vice-presidente de programas de hidrogênio da Safran. “Nosso objetivo foi validar o comportamento do motor e do sistema de controle de combustível em todas as fases, desde a partida do motor até a aceleração total, bem como estratégias em caso de falha. Para Safran, esse tipo de investigação em pequena escala é realmente valiosa, porque podemos aprender com rapidez e agilidade. Complementa as nossas outras iniciativas de maior escala destinadas a remover as barreiras à propulsão a hidrogênio para o transporte aéreo, como a nossa demonstração tecnológica em parceria com a CFM International como parte do programa ZEROe da Airbus, apoiado pela [iniciativa] Clean Aviation. A experiência do ArianeGroup em testes de hidrogênio foi decisiva para o sucesso oportuno deste primeiro passo crucial”, completou Lambert.
O projeto aproveita a experiência de décadas do ArianeGroup com propulsão a hidrogênio para o foguete Ariane.
Conforme nota Safran, a fabricante e a Safran concluíram com sucesso o primeiro teste de um motor aerodinâmico de turbina a gás movido a hidrogênio com ciclo regenerativo de altíssimo desempenho. O teste foi possível graças aos recursos do ArianeGroup e décadas de experiência na preparação e realização de testes com combustíveis de hidrogénio para aplicações espaciais nas suas instalações de testes em Vernon, em França.
Este teste inicial foi realizado utilizando combustível de hidrogênio armazenado na forma gasosa. Numa segunda fase ainda neste ano, o motor será acoplado a um sistema de armazenamento de líquido criogênico desenvolvido pela Air Liquide para demonstrar a integração ponta a ponta de um sistema de propulsão que replica todas as funções numa aeronave completa.
As fabricantes de aeronaves leves Daher e Elixir estão fornecendo orientação sobre tópicos como integração de sistemas, desenvolvimento de aeronaves, certificação, fabricação e manutenção.
A Air Liquide, especialista em combustíveis, oferece experiência em tecnologia de armazenamento criogênico de hidrogênio.
A Turbotech produz motores de turbina leves, enquanto a Safran fabrica motores de aeronaves maiores e sistemas de combustível.
As parceiras do BeautHyFuel não indicaram quando poderão lançar no mercado uma aeronave leve movida a hidrogênio.
O projeto BeautHyFuel é apoiado pela Autoridade Francesa de Aviação Civil (DGAC) como parte do programa de estímulo pós-Covid da França e é liderado pela Turbotech e Elixir Aircraft em parceria com a Safran, a Air Liquide e a Daher. O projeto complementa outras iniciativas da Safran para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa do transporte aéreo.
A Turbotech, a Elixir Aviation, a Safran, a Air Liquide e a Daher formaram o projeto de pesquisa conjunto BeautHyFuel em junho de 2022 para projetar e testar em solo um sistema de propulsão a hidrogênio classificado para aviação leve e desenvolver uma metodologia para que possa ser certificado para retrofit. O BeautHyFuel se beneficia da combinação única das tecnologias de turbinas leves ultraeficientes da Turbotech, da experiência da Safran como fabricante de motores aeronáuticos e projetista de sistemas de combustível, das tecnologias de armazenamento criogênico de hidrogênio da Air Liquide para o setor aeroespacial, do papel da Elixir como fabricante de aviões leves inovadores de quarta geração e da Daher experiência em desenvolvimento, certificação, produção e manutenção de aeronaves. [EL]