Safran inicia trabalho de propulsão elétrica dos projetos da Aura Aero do avião leve Integral E e do avião de transporte regional de 19 assentos ERA, em 16.04.22


A Safran Electrical & Power fornecerá sistemas de propulsão para uma Família de novas aeronaves elétricas de asa fixa em desenvolvimento pela start-up francesa Aura Aero.

Em um anúncio no último dia 07 (de abril), a unidade Safran e a a Aura Aero divulgaram que a sua parceria abrange a aeronave leve Integral E inicial e a aeronave elétrica regional de 19 assentos ERA – Electric Regional Aircraft.

O Integral E será a variante do treinador acrobático de dois lugares com motorização elétrica “inteligente” EngineUs, da Safran, com capacidade de geração de mais de 100 kW, e com sistema de distribuição e proteção GeneUsGrid. A Aura Aero espera que o protótipo voe pela primeira vez no final de 2022 e prevê as primeiras entregas em 2023.

As autoridades de aviação francesa emitiram, em novembro passado, uma aprovação pelo regulamento equivalente PART-121, subparte “G”, para a Aura Aero, marcando o primeiro passo para a produção de sua família de aeronaves leves Integral. A autorização também liberou a Aura Aero para avançar em seu objetivo de longo prazo de desenvolver o modelo ERA.

Sob um memorando de entendimento, a unidade de motores e sistemas de aeronaves da Safran também trabalhará com a equipe de engenharia da Auro Aero nos estudos de arquitetura elétrica para o ERA na versão híbrido-elétrico. Os estudos se concentrarão na arquitetura propulsora de alta tensão direta para fornecer a potência necessária para os motores elétricos. O trabalho também incluirá a arquitetura elétrica “não propulsiva” usada para alimentar os outros sistemas da aeronave.

A Aura Aero planeja fazer o primeiro vôo do ERA em 2024 e projeta a operação comercial para começar em 2027, com novo prazo cerca de um ano da meta inicial da empresa.  Em outubro de 2021, o grupo de leasing de aviões Amadeo assinou um acordo de venda provisório cobrindo 200 aviões ERA.

“Em todos os sentidos, esses projetos estão alinhados com nossos objetivos estratégicos: eles apresentam tecnologias inovadoras, têm uma pegada de baixo carbono e são movidos a eletricidade”, disse o gerente geral e vice-presidente executivo da divisão de energia da Safran Electrical & Power Hervé Blanc. “Este acordo reforça nossa posição como um agente-chave nas áreas de eletrificação de equipamentos e propulsão elétrica e híbrida. Também marca duas empresas sediadas em Toulouse – ambas firmemente estabelecidas no tecido industrial da região da Occitânia – trabalhando juntas”, completou Blanc.

A francesa Safran agora concorre diretamente com a britânica Rolls-Royce também para fornecimento de propulsão para novas aeronaves elétricas. Trabalhando por meio de sua joint venture CFM International com a GE Aviation, a Safran também está envolvida em planos para desenvolver caixa de geração de força – powertrain – de hidrogênio para novos aviões com emissão zero de carbono que a Airbus planeja lançar no mercado a partir de 2035.

O cofundador e diretor de programas da Aura Aero, Wilfried Dufaud, enfatizou o valor da contribuição da Safran para o projeto, chamando a colaboração de “essencial” para cumprir suas metas de prazo. “Como parte do objetivo conjunto de industrializar a produção de aeronaves elétricas, a Safran está fornecendo sua rara experiência em redes de alta tensão, necessária para as arquiteturas do Integral E e ERA”, disse Dufaud, para emendar: “Esta colaboração é uma evidência de nossa determinação compartilhada de descarbonizar o setor de aviação”. [EL] – c/ fontes