Sanções pela invasão da Ucrânia levando a aviação executiva russa quase ao colapso, em 02.03.22


Em artigo na mídia AIN nesta quarta dia 02, o autor do texto Eugene Gerden avalia que a indústria de aviação executiva russa está à “beira do colapso” devido ao fechamento do espaço aéreo da União Européia e do EUA para todas as aeronaves de registro russo, em retaliação à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Conforme artigo, de acordo com analistas do setor, isso levará ao declínio do tráfego de aviação executiva na Rússia em quase 85% e forçará os jatos executivos de registro russo a operarem apenas domesticamente e por rotas asiáticas.

A medida também ameaça uma onda de falência de operadores de fretamento de aeronaves executivas russas e bases de atendimento logístico aeroportuário (FBO).

Em meio à crescente ameaça de retenção de jatos executivos de propriedade russo por autoridades ocidentais, esses proprietários/operadores estão considerando exportar e registrar suas aeronaves de jurisdições ocidentais para registros offshore e Estados “amistosos” como Montenegro.

Embora as sanções mais recentes se apliquem a todas as aeronaves de propriedade ou controladas por russos, independentemente de onde estejam registradas, não está claro como as autoridades determinarão a propriedade das aeronaves, devido ao amplo uso de empresas de “fachada” anônimas.

Enquanto isso, os proprietários/operadores de jatos executivos russos poderão em breve ver proibições de reparo e seguro de suas aeronaves bem como o fornecimento de peças e componentes. Essas medidas já foram implementadas para aviões do transporte comercial por operadores russos e podem ser estendidas ao setor da aviação executiva.

Especialistas prevêem que as sanções já aprovadas praticamente cortarão as vendas de jatos executivos na Rússia, que historicamente tem sido um dos maiores mercados de aeronaves executivas da Europa. [EL] – c/ fontes