Secretário de Transportes do EUA anuncia plano de aceleração da contratação de controladores de tráfego aéreo, em 05.03.25.

A redatora de notícias da AIN Amy Wilder divulgou que o secretário do DoT (Depto. de Transporte, uma agência federal americana) Sean Duffy anunciou, no dia 27 (fev.), após uma visita recente à Academia da FAA no Centro Aeronáutico Mike Monroney em Oklahoma City, uma iniciativa para acelerar a contratação de controladores de tráfego aéreo. Com um processo simplificado, o novo plano de contratação foi projetado para ser mais eficiente e acessível para os candidatos.
Sob o esforço, a FAA está abrindo sua ‘janela’ de contratação para controladores de tráfego aéreo de 27 de fevereiro a 17 de março.
O processo de contratação reformulado inclui um procedimento de cinco etapas, reduzindo o tempo de contratação em mais de quatro meses em comparação ao processo anterior de oito etapas. Além de agilizar o recrutamento, o plano também introduz vários incentivos importantes, como salários iniciais 30% maiores para estagiários-trainees de controlador de tráfego aéreo e admissão prioritária na Academia da FAA para candidatos com as maiores pontuações no teste de avaliação de habilidades de tráfego aéreo.
O controlador profissional certificado médio ganha mais de US$ 160.000 em três anos após a graduação, tornando essa carreira uma das mais recompensadoras financeiramente na indústria da aviação.
“A visita de hoje reafirmou como ser um controlador de tráfego aéreo é um dos melhores e mais gratificantes empregos na América, e que a próxima geração na academia é a melhor do mundo”, disse Duffy durante o tour pela Academia da FAA. “Essa escassez de pessoal é um desafio conhecido há mais de uma década, e esta administração está comprometida em resolvê-lo”, completou Duffy.
Os candidatos ao ATC devem atender a rigorosos requisitos de contratação, além de passar na avaliação de habilidades. Devem possuir cidadania americana, fluência em inglês e pelo menos um ano de experiência de trabalho em tempo integral ou um ano de ensino superior (ou uma combinação destes). Também devem atender aos padrões de aptidão física e mental e devem ter menos de 31 anos antes do encerramento do período de inscrição.
Depois que concluírem a instrução na Academia da FAA, os trainees serão designados para torres ou outras instalações no EUA para trabalhar ao lado de controladores experientes.
As entidades NBAA, AOPA e NATA estão entre as várias organizações de aviação que expressam apoio à iniciativa.
“O EUA é líder mundial em segurança da aviação, e agradecemos ao secretário Duffy por este plano focado para garantir que tenhamos os controladores de tráfego aéreo necessários para reforçar a força de trabalho dos controladores e melhorar a segurança e a eficiência do espaço aéreo do país”, disse o presidente e CEO da NBAA, Ed Bolen.
“Garantir uma forte linha de disponibilidade de controladores de tráfego aéreo altamente qualificados é essencial para manter a segurança e a eficiência do nosso sistema de espaço aéreo”, disse o presidente e CEO da AOPA, Darren Pleasance. “Os esforços anunciados hoje – de salários iniciais mais altos à simplificação do processo de contratação – tornarão essa carreira empolgante mais acessível. Uma força de trabalho de controladores bem treinada e bem equipada beneficia todos os segmentos da aviação, da aviação geral aos operadores comerciais, e estamos ansiosos para ver o impacto dessas mudanças”, acrescentou Pleasance.
“Investir em medidas que promovam uma cultura de segurança uniforme e dinâmica com um pipeline de profissionais de controle de tráfego aéreo bem qualificados será fundamental não apenas para sustentar a segurança do NAS [National Airspace System – Sistema Nacional do Espaço Aéreo], mas também para se preparar para o crescimento contínuo”, disse o presidente e CEO da NATA, Curt Castagna.
Esse elogio foi ecoado em uma declaração conjunta do presidente do Comitê de Transporte e Infraestrutura, senador Sam Graves (do Republicanos do Missouri) e do membro graduado do Comitê de Transporte e Infraestrutura, senador Rick Larsen (Democratas-Washington).
“Na Lei de Reautorização da FAA 2024, sancionada no ano passado, incluímos disposições importantes para garantir que a FAA maximize a contratação de controle de tráfego aéreo”, disseram os dois senadores. “Essas e outras disposições de segurança necessárias na lei devem ser implementadas, além do anúncio bem-vindo de hoje pelo Secretário Duffy”, complementaram os parlamentares. [EL] – c/ fonte