Segundo protótipo Beechcraft Denali voa pela primeira vez, com programa do monomotor turboélice já superando 250 horas de vôo, em 19.06.22
O segundo avião-protótipo do monomotor turboélice Beechcraft Denali completou o seu primeiro vôo nesta quinta dia 16, decolando do Aeroporto Nacional Dwight D. Eisenhower, em Wichita (KICT), no Kansas, e voando por duas horas e um minuto, tendo atingido altitude de 15.500 pés (14.170 pés AGL) e velocidade de 240 KT.
“Este vôo é outro passo de vital importância para o programa Beechcraft Denali, pois a aeronave será usada principalmente para testar sistemas embarcados, como aviônicos, controle ambiental de cabine e proteção contra gelo”, disse o vice-presidente sênior de engenharia e programas da Textron Aviation, Chris Hearne. “A equipe Denali fez um grande progresso, cumprindo metas importantes no programa de testes de vôo, e chega ao segundo semestre de 2022 com muito impulso”, completou Hearne.
O Denali, com designação Modelo 220, é previsto de ganhar certificação da FAA em 2023, de acordo com a Textron Aviation.
Até agora, o programa de testes de vôo Denali, iniciado em novembro de 2021, acumulou mais de 250 horas de vôo. Eventualmente, pelo planejamento do programa, um terceiro protótipo se juntará ao programa de teste de vôo, juntamente com três “artigos” de fuselagem de testes de solo.
O primeiro vôo do programa Denali foi no dia 23 de novembro de 2021, decolando do Aeroporto Nacional Dwight D. Eisenhower, em Wichita (KICT), e voando por 02h50m, tendo atingido altitude de 15.600 pés (14.270 pés AGL) e velocidade de 180 KT. O vôo foi conduzido pelo piloto de teste sênior Peter Gracey e o piloto de testes-chefe Dustin Smisor.
O primeiro vôo do programa Denali aconteceu em sequência ao primeiro giro do (novo) Catalyst, da GE Aviation, de 1.300 SHP e equipado com sistema FADEC, que aconteceu no final de agosto.
O Denali foi concebido e motorizado para voar com velocidade máxima de cruzeiro de 285 KT e uma carga-paga com abastecimento completo de 1.100 lb. (500 kg). Com um alcance esperado de 1.600 MN, voando à velocidade de cruzeiro máximo e com cinco ocupantes (quatro passageiros e um piloto), o Denali poderá voar sem escalas de Los Angeles para Chicago, de Nova Iorque para Miami, no EUA, e de Londres/Inglaterra para Atenas/Grécia. O Denali é configurável para missões de passageiros e carga com seu piso plano. A cabine oferecerá, numa configuração “executiva”, seis assentos reclináveis individuais, mesas de configuração club, com uma posição de descanso, e, numa configuração de alta densidade, nove assentos todos dispostos para a frente. A cabine será dotada de uma porta de carga traseira de 53 por 59 polegadas (134,62 x 149,86 cm). O avião ser equipado com sistema de pressurização digital, para manter cabine com altitude equivalente à 6.130 pés para operação a 31.000 pés. [EL] – c/ fontes