Segurança operacional do espaço aéreo RVSM é tema de reunião regional na OACI, com oportunidade para aperfeiçoamento dos procedimentos realizados entre a CARSAMMA e os Estados relevantes da América do Sul e Caribe, em 23.09.23
Conforme notícia postada no seu portal no dia 22, o DECEA divulgou que representantes da Agência de Monitoração do Caribe e América do Sul (CARSAMMA) participaram da 23ª reunião do Grupo de Trabalho Escrutínio, no escritório regional da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), em Lima, no Peru, no período de 11 a 16 de setembro.
O encontro foi uma oportunidade para aperfeiçoar os procedimentos realizados entre a CARSAMMA e os Estados relevantes da América do Sul e Caribe, visando a segurança e o aprimoramento contínuo do Espaço Aéreo com Separação Vertical Mínima Reduzida (RVSM).
As análises e produtos feitos pela CARSAMMA em 2023 foram fundamentais para aprimorar as medidas de segurança evidenciadas nas comunicações entre a Agência Regional de Monitoração (RMA) e as Autoridades de Aviação Civil (AAC). O trabalho desempenhado ao longo do ano também foi de grande importância para o processo de monitoramento de desempenho de manutenção de altitude (LHD), a análise de risco SMS, a auditoria dos planos de vôo e o cálculo de risco de colisão vertical (CRM).
Durante a reunião, a CARSAMMA apresentou trabalhos sobre desvios verticais de altitudes, cálculos de risco de colisão de aeronaves, bem como os novos projetos da agência para o monitoramento dos desvios horizontais aos representantes de diversos países presentes.
“O evento promoveu soluções de melhorias nos procedimentos operacionais entre as Regiões de Informação de Vôo [FIR] com mais ocorrências, para que o risco de segurança desejado fosse alcançado por todos, em prol da segurança operacional no espaço aéreo RVSM”, explicou a chefe da CARSAMMA, capitão-especialista em Controle de Tráfego Aéreo Charlene Roberta da Silva Moreira Aieta.