Sem contato com R-AFIS de Noronha, mas com informações ATS operacionais do aeroporto por “ponte” do ACC Recife, vôo da Gol desiste de aproximar e pousar e retorna para Recife, em 17.02.20

Fonte: G1, em 17/02/2020

 

Na tarde desta segunda dia 17, um avião da Gol, no vôo 1862 – de Recife/SBRF para Fernando de Noronha/SBFN – deixou de pousar no aeroporto da ilha, após sobrevoar a mesma, com a falta de contato direto com a estação e prestação de informação de aeródromo AFIS do aeroporto, que opera remotamente das instalações do CINDACTA III (em Recife), a R-AFIS Noronha.

Este era o segundo avião da Gol previsto para descer na ilha, nesta segunda. No regresso, o vôo traria cem passageiros para Recife.

A informação é de que a aeronave chegou a sobrevoar a ilha e retornou ao continente. “Falaram que o avião deu duas voltas em Noronha, tentando a comunicação via rádio, e não conseguiu”, disse o profissional de serviços gerais Marcos Santos, passageiro que seguiria de Noronha para o Recife. “O pessoal do balcão da cia. nos informou que o comandante tentou se comunicar e não conseguiu. Por isso, houve o cancelamento da viagem. Isso é uma falta de respeito com os passageiros”, afirmou o técnico em informática Diógenes Brol, outro passageiro em Noronha.

O chefe de comunicação do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo – CINDACTA III, major Rodrigo Drumond, confirmou o problema de comunicação entre a aeronave e a Estação “Rádio Noronha”, que é operada em Recife. “A estação ouvia o piloto, mas o comandante do avião da Gol não ouvia o controlador. Nós repassamos as informações meteorológicas do local para o Centro de Controle de Área [ACC Recife], outro setor da Aeronáutica, que repassou os dados para o piloto, mas ele decidiu não pousar”, informou o major Drumond. Segundo o militar, nesses casos, a decisão quanto ao pouso é do piloto. O major Drumond disse, ainda, não ser possível saber se houve pane nos equipamentos do avião.

Por meio de nota, a Gol informou que os vôos “G3 1862” (Recife/Noronha) e “G3 1863” (Noronha/Recife) foram cancelados em decorrência de um problema com a estação de rádio do Aeroporto de Fernando de Noronha. A cia. aérea lamentou os transtornos causados por essa situação.

A nota informou, ainda, que os clientes receberam a assistência necessária e foram reacomodados nos próximos vôos da Gol na terça-feira (18). “A medida teve como finalidade assegurar a qualidade e a segurança da viagem”, registrou a empresa.