Seminário de segurança anual da Bombardier começa com um apelo para compartilhar responsabilidades, com líderes celebrando a 29ª edição com apelo para aprender, aplicar e compartilhar a cultura de segurança, em 11.11.25


Em post no dia 11 na plataforma online da AIN, a redatora de notícias da mídia Amy Wilder repercutiu a realização de mais edição anual do seminário de segurança operacional promovido pela fabricante de aeronaves executivas canadense Bombardier – a 29ª edição do Bombardier Safety Standdown.

A 29ª edição do Safety Standdown da Bombardier acontece entre os dias 11 a 13, no hotel Hyatt Regency, em Wichita, no Kansas (EUA).

O evento de 2025, com o tema “Assuma a Responsabilidade pelo Resultado” (Own the outcome), reúne mais de 400 participantes presenciais e muitos outros via transmissão online em três dias de treinamento sobre responsabilidade, liderança e cultura de segurança.

O evento 2025 foi iniciado com uma mensagem clara: a segurança da aviação é responsabilidade de todos.

O mestre de cerimônias Franco Pietracupa, piloto de demonstração da Bombardier cuja equipe gerencia o programa Safety Standdown, deu as boas-vindas aos participantes com humor e gratidão. Pietracupa cumprimentou a plateia, observando que o primeiro Safety Standdown, em 1996, atraiu apenas oito participantes. Pietracupa disse que mais de 12.000 pessoas já participaram presencialmente do evento ao longo de seus 29 anos, totalizando “72.000 dias em que nos reunimos para falar sobre segurança”.

Pietracupa agradeceu aos patrocinadores e ao Conselho Consultivo do Safety Standdown, afirmando que o programa anual é fundamental para o avanço da educação em fatores humanos. “Temos um ótimo tema este ano: Assuma a Responsabilidade pelo Resultado”, disse ele. “Vocês são responsáveis ​​pelo resultado. Vocês são as pessoas, sua equipe. Vocês capacitam sua equipe a falar sobre segurança e a agir com segurança”, acrescentou.

Chris Milligan, vice-presidente de serviços de aeronaves usadas e operações de vôo da Bombardier, enfatizou o propósito de longa data do evento. É “sempre uma honra … estar de volta a Wichita, a capital mundial da aviação”, disse Milligan, que refletiu sobre o lema do evento – aprender, aplicar, compartilhar -, incentivando os participantes a levarem as lições para suas organizações. “Assumir a responsabilidade pelo resultado … não se trata apenas de assumir a responsabilidade pelas etapas do seu trabalho diário, mas sim de assumir a responsabilidade pelo resultado”, Milligan disse.

Ed Bolen, presidente e CEO da NBAA – National Business Aviation Association (associação da aviação executiva americana), dirigiu-se aos participantes por vídeo, observando que “não tinha certeza se algum [seminário] Safety Standdown havia sido tão importante quanto a que tínhamos diante de nós hoje”.

Citando o acidente de janeiro envolvendo um vôo de um jato Bombardier CRJ-700 da American Eagle/American Airlines (procedente de Wichita) e um helicóptero Black Hawk do Exército, Bolen disse que isso “reforçou nossa determinação em construir um sistema de controle de tráfego aéreo totalmente novo” e reafirmou o dever compartilhado do setor de construir “uma cultura de segurança na aviação que sempre coloque a segurança em primeiro lugar e faça da segurança nossa luz guia”.

Dan Boedigheimer, diretor de segurança da Advanced Aircrew Academy e presidente do comitê de segurança da NBAA, reforçou o tema do evento: “Segurança não é uma reação, mas sim uma responsabilidade. Trata-se de assumir total responsabilidade pelos resultados de nossas operações e construir uma cultura onde os resultados sejam previsíveis, confiáveis ​​e seguros”, Boedigheimer falou. Ele incentivou os participantes a “aprenderem de forma deliberada, manterem-se curiosos e honestos sobre o que está funcionando e o que não está” e a “compartilharem generosamente” suas idéias e desafios.

Troy Smith, oficial de segurança de aviação da Leidos e ex-agente especial supervisor do FBI, relatou como participar de seu primeiro seminário Safety Standdown mudou sua trajetória profissional. “O Safety Standdown realmente mudou a maneira como eu vôo. Para mim, o Safety Standdown foi fundamental para mudar minha perspectiva, de ser um especialista em segurança por dois anos para permanecer em uma função de gestão de segurança nos últimos 18 anos”, disse Smith, acrescentando que participou de quase todos os seminários Safety Standdown desde 2008.

Desde sua fundação pelos pilotos de demonstração do jato Learjet, da Bombardier, em Wichita, o Safety Standdown se tornou um evento marcante na cultura de segurança da aviação executiva. Mais de 10.000 profissionais do mundo todo já participaram.

Milligan lembrou ao público que o programa continua gratuito graças a patrocinadores e parceiros. [EL] – c/ fonte