Senado americano confirma indicação de cmte. Sullenberger para representante do EUA na ICAO, em 07.12.21


O Senado Federal americano confirmou Chesley B. Sullenberger III como o embaixador e representante do EUA perante o Conselho da ICAO. A aprovação do Senado por votação verbal no dia 02 veio quase seis meses depois que a Casa Branca anunciou sua intenção de nomear Sullenberger para este posto.

Famoso pela sua atuação como comandante do vôo com um A320 da US Airways que executou pouso forçado no rio Hudson, durante decolagem de Nova Iorque, Sullenberger foi catapultado a um novo maior nível de agente pró-segurança, como um maior elemento defensor de segurança, autor e palestrante.

Em 15 de janeiro de 2009, o cmte. Chesley “Sully” Sullenberger, junto com o seu copiloto Jeff Skiles, tornaram-se reconhecidos no meio da aviação mundial quando do pouso forçado com sucesso no rio Hudson após uma perda completa de potência dos dois motores do A320 após colisão e ingestão por bando de gansos.

Sullenberger foi um aviador de formação Força Aérea do EUA, onde chegou a voar caça, e depois passando a voar na aviação civil, no transporte de linha aéreo. Hoje está aposentado, tendo acumulado mais de 20.000 horas de vôo.

Grupos de aviação geral elogiaram amplamente a nomeação de Sullenberger para o posto de representação na ICAO.

“A ICAO desempenha um papel essencial no avanço da segurança e cooperação da aviação internacional, sustentabilidade ambiental e interoperabilidade global de produtos de aviação que moldarão o futuro da indústria”, disse o presidente e CEO da GAMA – General Aviation Manufacturers Association (Associação de Fabricantes Aeronáuticas para Aviação Geral), Pete Bunce. “Estamos confiantes de que o Embaixador Sullenberger será um representante muito eficaz nessas questões críticas e um forte acréscimo à ICAO”, completou Bunce.

A GAMA divulgou a nomeação com comunicado: “A GAMA parabeniza o Embaixador do EUA Sullenberger por sua confirmação. A ICAO desempenha um papel essencial no avanço da segurança e cooperação internacional da aviação, sustentabilidade ambiental e interoperabilidade global de produtos de aviação que moldarão o futuro da indústria. Como aviador militar e civil, o Embaixador Sullenberger tem décadas de experiência com inovação tecnológica aeroespacial e sabe o papel vital que esses avanços desempenham para tornar a aviação global mais segura, bem como as operações de aeronaves e do espaço aéreo mais eficientes. Estamos confiantes de que o Embaixador Sullenberger será um representante muito eficaz nessas questões críticas e um forte acréscimo à ICAO”.

O presidente e CEO da NBAA (associação da aviação executiva americana), Ed Bolen, chamou Sullenberger de “uma das figuras mais proeminentes da aviação de nosso tempo, alguém cujo nome é sinônimo de segurança e liderança na aviação. Ele será um representante excepcional do EUA na ICAO”. Sullenberger foi agraciado com o American Spirit Award (prêmio do “Espírito Americano”) da NBAA em 2017 e foi o destaque da convenção anual da associação na edição de 2015.

Membro vitalício da EAA – Experimental Aircraft Association (associação da aviação experimental), Sullenberger co-presidiu o programa Young Eagles (Jovens águias) da associação de 2009 a 2013. Na função compartilhada com Jeff Skiles, também mebro vitalício da EAA, os dois serviram como co-presidentes do Young Eagles (de 2009 a 2013) promovendo o programa de aviação jovem da EAA que já voou com mais de 2,2 milhões de crianças desde seu lançamento em 1992. A EAA destaca que a liderança de Sullenberger ajudou a trazer visibilidade adicional aos vôos do Young Eagles conduzidos por pilotos voluntários membros da EAA. “O comandante Sullenberger usou o holofote que foi colocado sobre ele em 2009 para defender vigorosamente a segurança da aviação também usando sua função para encorajar os jovens a descobrir a aviação, por meio de seu trabalho com o Young Eagles”, disse o presidente e CEO da EAA, Jack Pelton, para emendar: “Parabenizamo-lo por sua confirmação para esta importante posição de representar o EUA no fórum internacional de apoio à aviação em todo o mundo”. [EL] – c/ fontes