Seneca II contata hélice de um motor contra pavimento em pouso em Francisco Beltrão/PR, em 06.12.2


No dia 15 (nov./21), o bimotor EMBRAER/NEIVA EMB-810C (PA-34) Seneca II de prefixo PT-RCB (registro de produção sn 810324, ano de fabricação 1981), do transporte privado (Pessoas Jurídicas como proprietárias e operadoras), decolou do aeródromo do Bacacheri (SBBI), no município de Curitiba/PR, com destino ao aeródromo de Francisco Beltrão (SSFB), neste município do PR (a 210 MN a SW-W), por volta das 17:20Z (14:20LT), em vôo particular com dois ocupantes (um passageiro e um piloto).

Por volta das 18:40Z, (15:40LT), durante o pouso no destino (SSFB), houve a colisão da hélice direita contra o solo. O avião teve danos leves, os ocupantes não tiveram ferimentos.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente grave de “pouso brusco” (ARC). No tocante à investigação aeronáutica, o avião já está liberado para o operador.

O METAR vigente no Bacacheri (el. 3.059 pés) mostra que para a decolagem o tempo era bom, com vento leste fraco-moderado, visibilidade de 10 km ou superior, céu nublado com teto a 3.000 pés (para ser reportado céu esparso com base a 3.000’), temperatura amena de 22ºC e QNH de 1.019 hPa.

METAR SBBI 151700Z 08008KT 9999 BKN030 22/14 Q1019=

Francisco Beltrão é uma localidade no extremo SW de PR, distando cerca de 20 MN (ao norte) da divisa PR/SC e de 35 MN (a leste) da divisa Brasil/Argentina. O aeródromo público de Francisco Beltrão (SSFB) entre os aeródromos de Realeza (SSRE), a 29 MN a NW, e de Pato Branco (SBPO), a 22 MN a SE.

Em jurisdição do CINDACTA II (FIR Curitiba/SBCW), o aeródromo público de Francisco Beltrão (SSFB), em elevação de 2.100 pés, tem pista 07/25 de 30 x 1.340 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 11. O aeródromo não stem serviços de aeródromo ATC ou ATS, e tem homologação para operação VFR diurna/noturna.

No aeródromo de Pato Branco (a 22 MN a SE de SSFB, em elevação de 2.700 pés), o tempo (cf. METAR) era bom, em condição VMC. Ao horário de pouso, o vento era N-NE fraco, visibilidade de 10 km ou superior, céu com poucas nuvens com base a 3.000 pés (após nuvens esparsas com mesma base), temperatura de 27ºC e QNH de 1.015 hPa.

METAR SBPO 151700Z 02008KT 9999 SCT030 29/13 Q1015=
METAR SBPO 151800Z 30010KT 9999 SCT030 29/13 Q1015=
   SPECI SBPO 151845Z 02005KT 9999 FEW030 27/14 Q1015=
METAR SBPO 151900Z 32009KT 9999 SCT030 29/13 Q1014=

O avião é registrado na categoria do transporte privado, com último registro de compra/transferência em abril de 2013. Tem aprovação para capacidade de até quatro passageiros e MTOW de 2.073 kg, para operação IFR diurna/noturna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em junho passado, enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) foi tem validade até março de 2022.