Seneca II recolhe triquilha na corrida de pouso em Montes Claros/MG, em 07.08.22
No dia 02 (terça), o bimotor EMBRAER/NEIVA EMB-810C Seneca II (PA34) de matrícula PT-RGZ (registro de produção sn 810419, fabricação 1981) decolou do aeródromo ABA (SNDH), em Barreiras/BA, com destino do Aeroporto Mário Ribeiro (SBMK), em Montes Claros/MG, a 282 MN a sudeste, em um vôo de traslado, com dois tripulantes. Às 15:05Z (12:05LT), durante a corrida pós-pouso, ocorreu o recolhimento do trem do ‘nariz’ (triquilha) do avião. O avião teve danos leves.
A ocorrência está lista no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente grave por “trem de pouso”. No tocante da investigação aeronáutica, o avião já foi liberado para o operador. Os trabalhos do CENIPA relativos à ocorrência estão finalizados.
O avião EMBRAER/NEIVA EMB-810C Seneca II (PA34) de matrícula PT-RGZ (registro de produção sn 810419, fabricação 1981) tem proprietária e operadora Pessoa Jurídica (empresa do tipo Eirelli), estando registrado na categoria do transporte privado (TPP), com último registro de compra/transferência em dezembro de 2021. O avião está aprovado para capacidade de até cinco passageiros (e um piloto) e MTOW de 2.073 kg, para operação IFR diurna/noturna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em fevereiro deste ano e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até novembro.
O aeródromo privado ABA (SNDH), em Barreiras/BA, tem pista (13/31) de 25 x 1.530 m., de asfalto.
O Aeroporto Mário Ribeiro (SBMK), em Montes Claros/MG, em altitude de 2.192 pés, tem pista (12/30) de 45 x 2.100 m., de asfalto, com resistência PCN 34 e resistência de subleito média. As duas cabeceiras têm sistemas de luzes de indicação de rampa de aproximação PAPI (L9). O aeroporto opera com serviço de informação de tráfego de aeródromo (AFIS). Para operação de aproximação IFR, são disponíveis procedimentos por navegação por satélite (RNP) para as duas cabeceiras e ainda um procedimento por NDB para pista 30.
Ao momento do pouso, conforme boletins METAR, o “Mário Ribeiro” (SBMK) operava com tempo excelente, sendo reportada no boletim vigente da hora do pouso condição CAVOK, vento nordeste fraco, temperatura do ar de 27ºC e pressão atmosférica alta de 1.020 hPa.
METAR SBMK 021400Z 09006KT 9999 FEW040 26/13 Q1021=
METAR SBMK 021500Z 05008KT CAVOK 27/12 Q1020=
METAR SBMK 021600Z 06010KT CAVOK 28/10 Q1019=