Seneca III com apenas piloto escapa de pista em abortagem de corrida de decolagem em Porto Nacional (TO) após piloto constatar problema em controle de comando de vôo, em 24.07.23


No dia 18 de junho passado, por volta de 20:00Z (17:00LT), o bimotor EMBRAER/NEIVA EMB-810D Seneca III de prefixo PT-VSJ, apenas piloto, iniciou corrida de decolagem no aeródromo Associação Tocantinense de Aviação (SWEJ), em Porto Nacional (TO), para vôo com destino do aeródromo Clube Voart (SDVO), em Araguaína (TO), a 175 MN a N-NE.

Durante a corrida de decolagem, o piloto percebeu que havia uma anormalidade na operação de comando de vôo e iniciou uma abortiva. Contudo, o avião acabou por escapar da pista e colidir contra a cerca de delimitação do aeródromo. O avião teve danos substanciais, o piloto escapou ileso. Houve danos a terceiros – materiais, ao operador do aeródromo.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente por comando de vôo (SCF-NP) e de excursão de pista (RE). Os trabalhos do CENIPA relativos à ocorrência estão em andamento, com o avião tendo sido retido do operador para o andamento da investigação aeronáutica.

O aeródromo (privado) Associação Tocantinense de Aviação (SWEJ), em Porto Nacional, em elevação de 1.001 pés, dista cerca de 13 MN a NW do Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues (SBPJ), em Palmas, em elevação de 774 pés. Em elevação de 1.001 pés, o “Tocantinense de Aviação” (SWEJ) tem pista (11/29) de 20 x 1.026 m. de asfalto (resistência de pavimento PCN 8), com autorização para operação VFR diurna/noturna.

Para a operação de partida do bimotor da localidade, as condições de meteorologia, no “Brigadeiro Lysias Rodrigues” (SBPJ) – cerca de 13 MN a SE do “Tocantinense de Aviação” (SWEJ) -, cf. METAR, eram as mais favoráveis – no momento da decolagem, com condição CAVOK, com vento fraco (de 03 KT) de leste, com incidência variando 60° – entre 060° e 120° -, temperatura do ar elevada de 33°C e pressão atmosférica de 1.013 hPa.

METAR SBPJ 181800Z 07005KT 350V120 CAVOK 34/17 Q1013=
METAR SBPJ 181900Z VRB03KT CAVOK 34/17 Q1013=
METAR SBPJ 182000Z 09003KT 060V120 CAVOK 33/18 Q1013=
METAR SBPJ 182100Z 20004KT 160V220 CAVOK 30/22 Q1014=
METAR SBPJ 182200Z 15001KT CAVOK 29/20 Q1014=

O avião – EMBRAER/NEIVA EMB-810D Seneca III de prefixo PT-VSJ é o aparelho com registro de produção sn 810853 e ano de fabricação 1996, registrado na categoria do transporte privado (TPP), com proprietário e operador Pessoa Jurídica, com último registro de compra/transferência em novembro de 2021. O avião é aprovado para seis ocupantes (até cinco passageiros e um piloto), com MTOW de 2.155 kg, para operação IFR Diurno/noturno. O Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) estava com validade até dezembro de 2023.