Seneca III tem incidente grave de excursão de pista e retorno ao pavimento, após toque de ponta de asa e pá de hélice no piso, em pouso em Londrina/PR, em 08.08.22


No dia 04 (quinta), por volta de 19:25Z (16:25LT), o bimotor EMBRAER/NEIVA EMB-810D Seneca III (PA34) de matrícula PT-VOF (registro de produção sn 810766, fabricação 1991) decolou do aeródromo de Paranaguá (SSPG), neste município do PR (a 35 MN a leste de Curitiba/SBCT), com destino do aeroporto Governador José Richa (SBLO), em Londrina, no PR, em vôo privado, com cinco ocupantes (sendo três passageiros e dois tripulantes). Às 21:10Z (18:10LT), durante o pouso, houve a colisão da ponta da asa direita e da hélice direita na pista, causando uma excursão pela lateral direita com posterior retorno do avião para pista, na sequência. O avião teve danos leves, os cinco ocupantes não tiveram ferimentos.

A ocorrência está lista no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente grave de “Excursão de pista” e “Pouso brusco”. No tocante da investigação aeronáutica, o avião já foi liberado para o operador. Os trabalhos do CENIPA relativos à ocorrência estão finalizados.

O avião EMBRAER/NEIVA EMB-810D Seneca III (PA34) de matrícula PT-VOF (registro de produção sn 810766, fabricação 1991) tem proprietário e operador Pessoa Física, estando registrado na categoria do transporte privado (TPP), com último registro de compra/transferência em setembro de 2019. O avião está aprovado para capacidade de até cinco passageiros (e um piloto) e MTOW de 2.155 kg, para operação IFR diurna/noturna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em outubro de 2019 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até novembro.

Ao momento do pouso, conforme boletins METAR, o “José Richa” (SBLO) operava com tempo excelente, com reportes de condição CAVOK, vento noroeste fraco, temperatura do ar de 30ºC e pressão atmosférica de 1.011 hPa. 

METAR SBLO 042000Z 31010KT CAVOK 31/09 Q1011=
METAR SBLO 042100Z 31006KT CAVOK 30/09 Q1011=
METAR SBLO 042200Z 32007KT CAVOK 29/10 Q1011= 

No dia 04, o horário oficial do Pôr do Sol no “José Richa” (SBLO) foi às 21:04Z (18:04LT).

Em altitude de 1.867 pés, o “José Richa” (SBLO) tem pista (13/31) de 45 x 2.100 m. (com distâncias declaradas de pouso de 1.675 m. para pista 13 e de 1.765 m. para pista 31), de asfalto, com resistência de pavimento PCN 43. As duas cabeceiras têm sistemas de luzes de indicação de rampa de aproximação PAPI (L9), com MEHT de 106 pés na pista 13 e de 55 pés na pista 31. O aeroporto opera com serviço de controle de tráfego aéreo de aeródromo. Para operação no aeroporto são disponíveis procedimentos de aproximação IFR por navegação convencional balizada por rádio-auxílio VOR e por satélite (RNP), incluindo procedimento RNP-AR, para as duas cabeceiras.

A viagem de Paranaguá (SSPG) para Londrina/José Richa (SBLO), em rota direta, é de distância de 195 MN (RM 333º), envolvendo o cruzamento da Serra do Mar (em área de cume de 6.500 pés)  na saída de Paranaguá e da Serra de Paranapiacaba em rota (em área com cume de 4.800 pés). O aeródromo de Paranaguá (SSPG) é homologado para operação VFR diurna, implicando para a viagem Plano de Vôo ou todo VFR ou com mudança de regra de VFR (na partida) para IFR (Plano Z), inclusive para evitar a chegada por corredores visuais, ou eventualmente novamente para VFR. Uma aerovia inferior (W48) interliga os VOR Curitiba (CTB) e Londrina (LON), com FL mínimo de FL160, com altitude mínima de área em rota de 5.200 pés.