Setor aéreo e de telecomunicação móvel acordam novo adiamento da implantação da rede 5G no EUA, por duas semanas, até próximo dia 19, em 05.01.21


Representantes do transporte aéreo do EUA e as operadoras de comunicação sem fio AT&T e Verizon chegaram, na noite de segunda dia 03, a um acordo provisório para adiamento da implantação da rede 5G Banda C por mais duas semanas, até 19 de janeiro, sujeito à aprovação da FCC e da FAA.

O acordo é caracterizado como uma “estrutura” para permitir que ambos os lados da polêmica controvérsia “abaixem a temperatura” e estudem mais profundamente e cheguem a um consenso de estratégias de mitigação destinadas a prevenir a interferência da Banda C em rádio-altímetros de aeronaves nos maiores aeroportos comerciais do EUA.

A “trégua” e aparente acordo veio menos de 48 horas antes que as duas operadoras de comunicação sem fio – AT&T e Verizon – ativassem seus transmissores da rede 5G Banda C e poucas horas antes que os interesses das cias. aéreas estivessem preparados para o ingresso de uma reclamação em um processo no Tribunal de Apelações do EUA. Esperava-se que essa ação legal solicitasse à Justiça obrigar a FCC a considerar uma petição da indústria de aviação apresentada em 30/12/2021, que solicitava mais adiamento e estudos sobre o assunto.

Até a segunda dia 03 a FCC se recusava a reconhecer ou responder a essa Petição. Altos executivos das cias. aéreas deixaram claro que a indústria mantinha suas opções legais caso as partes não conseguissem chegar a um acordo mais permanente nas próximas semanas.

Esses executivos das cias. aéreas deram a entender que as conversas recentes entre as partes se concentraram na implementação de alguma forma do “modelo francês” de mitigação da rede 5G Banda C.

O “modelo francês” prevê a redução de dez vezes dos sinais da Banda C em pistas de aeroportos com serviços do transporte comercial ou durante a última milha (1,6 km/0,87 MN) da aproximação ou primeira milha (1,6 km/0,87 MN) da decolagem inicial.

Essa sugestão – da adoção do “modelo francês” –  havia sido rejeitada anteriormente como “inadequada” para garantir a segurança tanto pela Aerospace Industries Association (AIA) quanto pelas Airlines for America (A4A). Mas em uma carta à secretária da FCC Marlene Dortch, enviada na véspera de Ano Novo, a Verizon acusou a AIA de usar preocupações de segurança sobre a rede 5G Banda C para manter a implantação da tecnologia “refém” para forçar a indústria de telefonia sem fio a cobrir os custos de “atualização de qualquer rádio-altímetros obsoletos que, na visão de alguns interesses da aviação, fazem um trabalho anormalmente pobre de filtragem de sinais em bandas muito distantes da banda de rádio-altimetria aeronáutica de 4,2 a 4,4 GHz”.

Embora concordem quanto a necessidade de “caixas” para tratamento de sinal de baixa potência em torno de aeroportos, para vôos de aviões, as operadoras sem fio não concordam com a indústria da aviação quando se tratando de helicópteros. Na verdade, as transportadoras manifestaram que há apenas a necessidade de sinais de baixa potência diretamente acima dos heliportos públicos porque “os helicópteros decolam verticalmente e não há necessidade de contabilizar uma caixa de tratamento ao redor de um heliporto”. [EL] – c/ fontes