Shell faz a primeira entrega de combustível com mistura de SAF de Cingapura, em 18.02.22


A Shell é a primeira fornecedora de combustível a fornecer SAF (combustível de aviação sustentável) em Cingapura, anunciou petroleira e distribuidora petrolífera anglo-holandesa nesta semana durante a feira aeronáutica asiática Singapore Air Show.

Um ‘pilar’ crucial nas ambições de sustentabilidade da indústria da aviação, o SAF está atualmente aprovado para uso com mistura de pelo menos 50% de combustível convencional (fóssil) – querosene aeronáutico QAv.

Em sua forma pura, ou 100%, o SAF pode fornecer reduções de emissões de carbono no ciclo de vida de até 80% em comparação com os combustíveis fósseis.

Embora o primeiro lote de combustível com SAF (de produção da Neste) tenha sido misturado na Europa, a Shell testará e verificará a cadeia de suprimentos que a empresa estabeleceu na Ásia. Os lotes subsequentes serão misturados no país, nas instalações da Shell em Cingapura, que foram atualizadas. De acordo com a petroleira e distribuidora petrolífera anglo-holandesa, ter uma instalação de mistura na região permitirá uma operação mais eficiente, permitindo o manuseio do SAF puro a granel das fontes de produção e, em seguida, a entrega do combustível com mistura de SAF para onde for necessário.

A Shell também está desenvolvendo planos para construir uma instalação de produção de biocombustíveis em seu parque de energia e produtos químicos em Cingapura, que, quando concluído, terá capacidade para produzir 550.000 toneladas de combustíveis de baixo carbono por ano. “Junto com o investimento em nossas capacidades para produzir SAF, também estamos focados no desenvolvimento da infraestrutura regional necessária para levar o combustível aos nossos clientes em seus principais pontos de operação”, disse o presidente global da Shell Aviation, Jan Toschka. [EL] – c/ fontes