Shell tomando ações para iniciar produção de SAF no parque de energia e produtos químicos em Rotterdam, na Holanda, em 20.09.21


A produtora global de petróleo Shell anunciou planos para iniciar a produção de combustível de aviação sustentável (SAF), adicionando aproximadamente dois milhões de toneladas por ano ao fornecimento mundial de SAF até 2025.

Atualmente, a Shell já distribui SAF produzido por outras empresas.

A Shell tomou, na semana passada, a decisão final de comissionar a construção de uma nova unidade de produção de biocombustíveis em seu parque de energia e produtos químicos da Holanda em Rotterdam, que quando concluído a tornaria um dos produtores SAF líderes da indústria.

A decisão anunciada da Shell vem na esteira de um relatório gerado pela produtora e a Deloitte, que entrevistou mais de 100 executivos e especialistas da indústria de aviação que concluíram que “as atuais metas globais da indústria não são ambiciosas o suficiente e que o setor de aviação deve ter como objetivo alcançar resultados líquidos zero de emissões até 2050”.

A Shell também pretende ter SAF igual a pelo menos 10% de suas vendas globais de combustível de aviação até 2030.

“Atualmente, [SAF] é responsável por menos de 0,1% do uso mundial de combustível de aviação”, observou a presidente da Shell Aviation, Anna Mascolo. “Com as políticas, investimentos e colaboração corretos em todo o setor, podemos acelerar o progresso da aviação rumo à rede zero até 2050”, completou a executiva. [EL] – c/ fontes