Sistema NOTAM da FAA, antigo e difícil, com deficiências e vulnerabilidades de falhas, acumulando falta de modernização, aponta mídia de aviação, em 28.01.23


Nota postada pela mídia Aero News Network no dia 22, com título “NOTAM fiasco shines light on aging systems – “Arcane and difficult” Notice to Air Missions system remains constant bugbear” (O fiasco do [sistema da FAA] NOTAM ilumina sistemas obsoletos – “Arcano e difícil” sistema de Aviso para Missões Aéreas permanece um erro-baixista constante), faz uma apreciação crítica ao sistema NOTAM da FAA após sério problema ocorrido no início do mês, quando problema técnico de TI forçou a interrupção de processamento de informações aeronáuticas domésticas-americanas, impondo a suspensão de operações aéreas do transporte comercial.

Conforme a nota, à medida que a “fumaça se dissipa após o desastroso problema NOTAM da FAA” no início deste mês, um “padrão claro de problemas sistêmicos entra em foco”.

Conforme a mídia, a interrupção generalizada do sistema levou a uma ‘cascata’ de atrasos e vôos suspensos de/para todo o mundo, em 11 de janeiro, com mais de 10.000 vôos atrasados e 1.300 cancelados. Nem mesmo os aeroportos no exterior estavam a salvo dos transtornos, já que um acúmulo de aeronaves americanas também começou a se espalhar por todo o sistema de espaço aéreo internacional.

A FAA divulgou que a interrupção foi resultado de uma transferência de dados mal gerenciada causada por falha em seguir os procedimentos. Mas a mídia destaca que agentes e autoridades familiarizadas com o cronograma orçamentário da FAA dizem que há um padrão claro: o governo federal americano tenta consertar o sistema há anos.

A mídia avalia que, infelizmente, a maioria dos esforços de administração federal recentes parece estar voltada para tudo, menos para a “espinha dorsal” do sistema NOTAM, concentrando-se em simplificar a conscientização pública e a utilidade dos avisos. A Lei de Reautorização (reaprovação) da FAA de 2018 incluiu uma abertura para atualizações do sistema NOTAM, mas focou na criação de um banco de dados pesquisável e voltado para o público de avisos em arquivo. No ano seguinte (2019), o Notice to Airmen Improvement Act (ato-lei federal, para NOTAM) procurou constituir um grupo de trabalho para abordar a legibilidade e apresentação dos NOTAM, mais uma vez melhorando a facilidade de uso para pilotos e agente de aeroporto “fora da torre”, mas fazendo pouco para abordar a “espinha dorsal” real de controle de tráfego aéreo. Da mesma forma, o orçamento federal de 2021 pretendia fazer o mesmo, mas não conseguiu ser votado no Senado.

Um relatório recente do Serviço de Pesquisa do Congresso detalha o orçamento da FAA proposto para 2023, mencionando que a FAA descreveu o sistema NOTAM sem termos de carência, mesmo antes do último “fiasco”, aponta a mídia. “Em sua estimativa de orçamento para o ano fiscal de 2023, a própria FAA descreveu o repositório NOTAM como “hardware antiguado com falha” e solicitou quase US$ 30 milhões para acelerar a modernização do Programa de Gerenciamento de Informações Aeronáuticas que abrange o sistema NOTAM”, escreve a mídia. Evidentemente, o sistema apresenta os mesmos problemas que os NOTAMs voltados ao público, já que o relatório faz referência às críticas da FAA chamando-o de “arcano [misterioso] e difícil de usar e interpretar”.

Mas a mídia, pelo lado positivo, aponta que o “fiasco de janeiro” certamente chamou a atenção, não restando dúvida de que qualquer projeto de lei, incluindo uma correção do sistema NOTAM, receberá alguma atenção do Congresso e do Senado desta vez. [EL] – c/ fonte

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