Sistemas Garmin Autoland e Autothrottle são certificados pela FAA para retrofit de aeronaves King Air das séries 300 e 350 equipadas com suíte G1000NXi, em 28.08.25


Em nota no dia 27, a  Garmin anunciou a certificação pela FAA para os sistemas Autoland e Autothrottle para aeronaves Beechcraft King Air 350 determinadas equipadas com a suíte aviônica G1000NXi.

Os sistemas Garmin Autoland e Autothrottle estão disponíveis para retrofit em aeronaves King Air selecionadas das séries 300 e 350 equipadas com suíte G1000NXi. As instalações podem ser realizadas por meio de Revendedores Garmin Autorizados.

“Quase 1.000 operadores de King Air agora desfrutam dos recursos que a atualização do G1000 lhes proporcionou. Este anúncio adiciona um caminho direto para o Autothrottle e o Autoland para muitas dessas aeronaves. Esta certificação também marca o maior avião até o momento equipado com o Autoland e é o décimo primeiro modelo de aeronave certificado com esta tecnologia potencialmente salvadora. É só o começo”, disse Carl Wolf, vice-presidente de vendas, marketing, programas e suporte para Aviação da Garmin.

A integração completa do Autothrottle com a cabine de comando integrada do G1000NXi reduz a carga de trabalho da tripulação na cabine de comando, gerenciando a velocidade e a potência da aeronave, e fornece proteção ao motor contra possíveis excessos. Em caso de emergência, quando a tripulação não puder mais desempenhar suas funções, o sistema Autoland pode controlar e pousar a aeronave sem intervenção humana. Isso é particularmente importante para operações com um único piloto ou para adicionar uma camada adicional de segurança para operações com dois pilotos.

O sistema Autothrottle, da Garmin, certificado para aeronaves King Air 300 e 350 determinadas (equipadas com motor PWC PT6-60A com hélice quadripá), oferece amplos recursos de segurança e reduz significativamente a carga de trabalho na movimentada cabine do King Air. O Autothrottle é totalmente integrado ao sistema G1000NXi e oferece controle automático das alavancas de potência do motor da decolagem ao pouso. O Autothrottle mantém as manetes de potência na configuração correta, eliminando a ameaça de uma possível reversão (recuo) do acelerador. As configurações de potência são baseadas em programações de subida, cruzeiro e descida configuráveis ​​pelo fabricante ou pelo usuário, incluindo limites de ITT. Além disso, o Garmin Autothrottle oferece proteção de ITT e torque, reduzindo a potência quando o sistema detecta condições potenciais de superaquecimento ou torque excessivo e leva em consideração a posição dos flapes e do trem de pouso ao gerenciar as limitações de velocidade. A integração completa do sistema G1000NXi também permite que o Garmin Autothrottle siga as restrições de velocidade do FMS nos procedimentos de partida e chegada. Auxiliando ainda mais a tripulação em cenários de alta carga de trabalho, o Autothrottle também será ativado automaticamente em caso de sobrevelocidade ou subvelocidade da aeronave, proporcionando redundância adicional aos pilotos que operam a aeronave. Se o Autothrottle detectar uma falha no motor, ele ajusta automaticamente a alavanca de potência do lado com falha para uma posição fixa e ajusta a alavanca de aceleração operacional para manter a referência de velocidade selecionada.

O premiado sistema Garmin Autoland introduz uma maneira de fornecer ainda mais proteção em aeronaves King Air 350. Em caso de emergência, pilotos ou passageiros podem ativar o Autoland pressionando um botão, localizado na parte traseira do pedestal central para fácil acesso. O Autoland será ativado automaticamente se o sistema determinar que é necessário.

Uma vez ativado, o sistema calcula uma trajetória de vôo para o aeroporto disponível mais adequado, inicia uma aproximação para pista e pousa a aeronave automaticamente. O sistema leva em consideração uma ampla gama de informações e critérios e se comunicará automaticamente com o controle de tráfego aéreo (ATC) durante todo o evento, informando os controladores e pilotos que operam perto da aeronave sobre a localização e “intenções”.

Durante a ativação do Autoland, o sistema fornece comunicações visuais e verbais simples em linguagem simples, para que os passageiros tenham as informações e saibam o que esperar. As telas de informação de vôo mostram a localização da aeronave em um mapa, juntamente com informações como o aeródromo de destino, o tempo estimado de vôo, a distância até o aeródromo de destino e o combustível remanescente. A velocidade, a altitude e a direção da aeronave são indicadas em um formato de fácil compreensão, e os passageiros também têm a opção de se comunicar com o ATC seguindo as instruções no visor multifuncional.

Durante a ativação do Autoland, o sistema Garmin Autothrottle é usado para gerenciar automaticamente a velocidade e a potência do motor da aeronave, permitindo subida, descida ou manutenção de altitude conforme necessário. Se as temperaturas do ar forem propícias ao acúmulo de gelo, o Autoland ativa os sistemas antigelo e de degelo para os motores e superfícies de controle. Na aproximação para o pouso, o sistema inicia uma descida controlada até o aeroporto. Se a aeronave precisar de mais tempo para descer ou reduzir a velocidade durante a aproximação, o sistema Autoland inicia um procedimento padrão de espera. Assim que o Autoland configura o trem de pouso e os flaps, a aeronave inicia a descida até a pista e pousa. Na pista, a frenagem automática é aplicada enquanto o eixo da pista é rastreado para parar completamente a aeronave. O desligamento do motor também é automatizado para que os ocupantes possam sair da aeronave com segurança.

Com a atualização mais recente, as aeronaves King Air 300 e 350 equipadas com o G1000NXi podem aproveitar os recursos adicionais da Garmin. A Tecnologia de Visão Sintética (SVT – Synthetic Vision Technology) agora inclui uma visão exocêntrica 3D do ambiente aerportuário SafeTaxi para auxiliar na consciência situacional durante o taxiamento. A SVT também exibe contornos de edifícios em 3D, incluindo hangares, terminais e torres, e pistas de táxi, pátios de estacionamento, placas e outras marcações para ajudar a reduzir incursões na pista, fornecendo orientação durante o taxiamento em aeroportos contidos no banco de dados do SafeTaxi. Essas atualizações da SVT também aumentam a clareza topográfica, limites de água e terreno mais nítidos, exibição aprimorada de obstáculos e linhas de energia, representação aprimorada da sinalização da pista e do aeroporto e muito mais. Também parte das Soluções de Segurança de Terminais da Garmin, o ROA – Runway Occupancy Awareness (Alerta de Ocupação de pista) utiliza dados de tráfego ADS-B para alertar a tripulação sobre potenciais incursões na pista causadas por aeronaves próximas, aeronaves em solo e veículos terrestres.

Adicionando à revolucionária tecnologia eletrônica de estabilidade e proteção (ESP – Electronic Stability and Protection) da Garmin, o recurso na condição de um motor inoperante auxilia o piloto a manter o controle em caso de falha do único motor operante. Os limites de arfagem (pitch) e rolamento do ESP serão ajustados para evitar ângulos excessivos enquanto o piloto realiza procedimentos com um único motor (operação monomotor – um motor inoperante).

O radar meteorológico GWX-8000 StormOptix simplifica as operações e proporciona tranquilidade a aeronaves com um único piloto ou tripulação composta durante a operação em condições meteorológicas complexas ou próximas destas. O Modo Automático permite que os pilotos simplesmente definam o alcance, e o radar ajusta automaticamente as configurações de inclinação e ganho para criar um perfil preciso das células meteorológicas, permitindo que os pilotos analisem os retornos da atividade perigosa das células de tempestade. O sistema exibe a previsão do tempo em 16 cores, além de apresentar previsão de granizo e raios, detecção de turbulência e supressão avançada de interferência no solo.

Além disso, o FAA Data Comm permite que a tripulação se comunique com mais clareza por meio de comunicações por texto com o controle de tráfego aéreo. Os pilotos podem receber autorizações de partida em mais de 60 aeroportos, bem como autorizações de rota, alterações de frequência e muito mais em todos os centros de controle de tráfego aéreo de rota do EUA, enquanto voam acima de 16.000 pés no EUA. [EL]