FAA emite SAIB (Boletim de Informação de Aeronavegabilidade Especial) para alertar sobre os riscos de segurança e perigos potenciais de inspeções pré-vôo inadequadas e infrequentes dos fixadores “quarto de volta” (quarter-turn fastener) usados para conectar os componentes do sistema de carenagem do motor turbofan de jatos da Textron, em 01.07.22
A FAA emitiu um SAIB – Special Airworthiness Information Bulletin (Boletim de Informação de Aeronavegabilidade Especial) para alertar operadores aéreos, pilotos e mantenedores aeronáuticos para os riscos de segurança associados aos prendedores de carenagem de motor do tipo “quarto de volta” (quarter-turn) em jatos (turbofan) da Textron Aviation Inc. (Textron), anteriormente Cessna Aircraft Co., Beechcraft Corp., Hawker Beechcraft Corp., Raytheon Aircraft Co., British Aerospace e Hawker Siddeley, abrangendo os modelos Cessna Citation, Beechjet 400A/XP e Hawker. A FAA emitiu este SAIB, alternativamente, com o status que a preocupação com aeronavegabilidade não é considerada uma condição insegura que justificaria a emissão de uma diretiva de aeronavegabilidade.
Trata-se do SAIB AIR 22-10, com data de 29/04/2022, com o objeto “Engine Cowling System – Quarter-Turn Fastener Maintenance Information” (Sistema de Carenagem de Motor – Informações de Manutenção do Fixador/prendedor de Quarto de Volta), aplicando-se para sistema da carenagem do motor consistindo em portas da nacele do motor e componentes de admissão, escapamento e reversor de empuxo – com alguns componentes usando fixadores/prendedores de “um quarto de volta” (quarter-turn), muitas vezes referidos por nomes de marcas como Camloc e Dzus, para a fixação de um componente a outro.
SAIB AIR 22-10, com data de 29/04/2022:
https://www.faasafety.gov/files/notices/2022/May/AIR-22-10.pdf