FreeFlight Systems lança série de Rádio-altímetro com capacidade para mitigar efeitos de interferência de transmissão 5G, em 28.01.21


A FreeFlight Systems lançou uma nova série de rádio-altímetro com “circuitos de RF [radio-frequency, ie, rádio-frequência] reprojetados construídos para suportar interferência de ondas transmitidas em 5G”.

Os novos Terrain Series RA 5500, RA 6500 e RA 7500 são otimizados para helicópteros pesados e aviões turboélices e jatos executivos e aeronaves militares, e estarão disponíveis em outubro.

Os rádio-altímetros estão vulneráveis a potenciais problemas de interferência de sistemas de conexão de dados de banda larga terrestre 5G, como os novos produtos de telefonia celular baseada nesta tecnologia.

De acordo com o FreeFlight, “décadas atrás, quando a especificação original foi criada para rádio-altimetria, o ambiente de radiofrequência (RF) estava protegido”. Isso não é mais o caso com novos produtos como o de tecnologia 5G.

Em novembro, um Comitê Especial RTCA emitiu um relatório sobre o espectro de frequência atribuído a aplicativos 5G e alertou que os mesmos poderiam interferir nos rádio-altímetros de de aeronaves. De acordo com o relatório, o espectro de frequência de 3,7 a 3,98 GHz, que a FCC – Federal Communications Commission/Comissão Federal de Comunicações atribuiu às próximas aplicações de telecomunicações 5G flexíveis, pode “introduzir interferências de radiofrequência (RF) prejudiciais aos rádio-altímetros que operam atualmente na banda aeronáutica globalmente alocada de 4,2 a 4,4 GHz”.

Os novos rádio-altímetro da FreeFlight, da série Terrain Series RA, são projetados para resistir à interferência 5G, incluindo sistemas 5G da Ligado aprovados pela FCC.

As especificações do rádio-altímetro da série Terrain Series RA incluem uma taxa de atualização de 25 Hz, onda contínua modulada por frequência em frequência central de 4,3 GHz, alcance de altitude de 20 a 2.500 pés, ângulos de resposta da antena de até ± 20 graus de pitch e ± 30 graus de rolamento, e um teto de serviço de 55.000 pés.

O RA 6500 recebeu a aprovação de pedido de padrão técnico da FAA e EASA e é classificado como nível B de garantia de projeto, além de atender aos padrões de software DO-160G e DO-178C.

Para a maioria das instalações, os novos rádio-altímetros de radar podem ser conectados às antenas existentes.

“O design representa a tecnologia inovadora e preparada para o futuro pela qual a FreeFlight Systems é conhecida”, disse o presidente e CEO da FreeFlight Systems, Tim Taylor, para emendar: “A família Terrain foi projetada para operação robusta em plataformas e ambientes futuros, enquanto oferece um caminho de retrofit simples para a substituição de rádio-altímetros mais antigos e menos capazes em serviço hoje”. [EL] – c/ fontes