King Air C90 da PM-MG tem incidente de pouso por falha de trem principal na Pampulha, em BH, em 20.01.22


Nesta quarta dia 19, à tarde, o bimotor turboélice Beechcraft King Air C90 de prefixo PT-OSO (registro de produção sn LJ-927, ano de fabricação 1981), da Polícia Militar do Estado de MG, teve um incidente de pouso no Aeroporto da Pampulha (SBBH), em Belo Horizonte, com falha do trem de pouso principal.

Tratava-se de um vôo após-manutenção, o avião transportava piloto e três passageiros. Não houve feridos.

A posição do avião requereu o fechamento da pista, até a remoção do avião. Um outro vôo que estava previsto para aterrissar teve que ser transferido para o aeroporto de Confins, na Grande BH.

O avião é do Estado de MG, com operação da PM-MG. Está registrado na categoria de transporte da Administração Pública Direta Estadual (ADE), com último registro de compra/transferência em março de 2007. O avião é aprovado para até sete passageiros e MTOW de 4.763 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido agosto de 2019 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até agosto de 2022.

Em altitude de 2.589 pés, o Aeroporto da Pampulha/Carlos Drummond de Andrade (SBBH) tem pista 13/31 de 45 x 2.364 m., de asfalto, com faixa livre de 300 x 2.484 m. O aeroporto é controlado e opera vôos VFR diurno/noturno e IFR diurno/noturno.

 

Atualização: a ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente grave por trem de pouso (SCF-NP).

Pela síntese factual inicial, o avião decolou do Aeródromo da Pampulha/Carlos Drummond de Andrade (SBBH), com destino do Aeródromo de Varginha (SBVG), em MG, por volta das 19:20Z (16:20LT), para transporte de paciente médico, com dois pilotos e um passageiro a bordo (POB 3). A tripulação reportou pane no recolhimento do trem e decidiu retornar para Pampulha (SBBH). Durante a corrida de pouso, às 19:50Z (16:50LT), houve o recolhimento dos trens principais e consequente excursão de pista pela direita. O avião teve danos leves, os três ocupantes saíram ilesos.

O avião foi liberado para o operador no tocante da investigação aeronáutica.