PA-11 de instrução tem incidente em arremetida na pista do condomínio aeronáutico “Fazenda Vale Eldorado”, em Bragança Paulista/SP, em 02.08.21


No dia 25 (domingo), o monomotor Piper PA-11 Cub Special de prefixo PR-JBB (registro de produção sn 111498, ano de fabricação 1948), da Classic Escola de Aviação Civil, decolou do Aeródromo “Fazenda Vale Eldorado”/”Dr. José de Aguiar Leme” (SDVH), em Bragança Paulista/SP, a fim de realizar vôo local de instrução, com piloto-aluna e instrutor.

Durante treinamento de TGL, em uma arremetida, por volta de 12:25Z (09:25LT), a tripulação optou por abortar a decolagem e durante a frenagem a aeronave colidiu a ponta da asa esquerda contra a pista. A aeronave teve danos leves, e os dois tripulantes saíram ilesos.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, de CENIPA, como “incidente grave” de “manobra abrupta”. No tocante à investigação, o avião já está liberado para o operador.

O Aeródromo “Fazenda Vale Eldorado”/”Dr. José de Aguiar Leme” (SDVH) (nas coordenadas 23º00’19”S/046º38’13”W) dista 5,7 MN a SW do “Estadual Arthur Siqueira” (SBBP), em Bragança Paulista. Em elevação de 2.726 pés, o “Fazenda Vale Eldorado” tem pista (04/22) de 20 x 740 m., asfaltada (com resistência de pavimento PCN 7).

Conforme ROTAER, existe “obstáculo de aeródromo”, natural, de elevação de “terra de 2 m. de altura”.
Conforme informação de ROTAER, o circuito de tráfego deve ser realizado pelo setor oeste, para evitar obstáculos naturais (terreno se elevando cerca de 100 m./330 pés acima do nível da pista, a leste, afastado cerca de 1 km); a operação na pista 22 requer cuidado devido à obstáculo à esquerda da pista.

O “Estadual Arthur Siqueira” (SBBP), em elevação de 2.930 pés, operava com tempo muito bom pelo início da manhã, de acordo com boletins METAR, em condição “CAVOK” (visibilidade de 10 km ou superior e céu sem nuvens de significado operacional abaixo de 5.000 pés no raio de MSA), vento leste fraco, temperatura do ar moderada (chegando a 18ºC no reporte de 12:00Z/09:00LT, ante o máximo reportado de 26ºC) e pressão (QNH) de 1.024 hPa. A condição “CAVOK” e vento fraco se estendeu por todo o dia no aeroporto.

METAR SBBP 251100Z 09004KT CAVOK 15/06 Q1024=
METAR SBBP 251200Z 06008KT CAVOK 18/06 Q1024=
METAR SBBP 251300Z 03004KT CAVOK 20/06 Q1025=

O avião pertence e é operado pela escola (Classic), registrado na categoria de Instrução Privada. Tem tem último registro de compra/transferência em setembro de 2020. O PA-11 é um monomotor de asa alta, de trem convencional. O aparelho está para MTOW de 554 kg, para operação VFR, diurna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em maio de 2013, enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até março (de 2022).

O monomotor Piper PA-11 Cub Special de asa alta, de trem convencional, é baseado no modelo J-3, com adoção de motor sob carenagem e parabrisa dianteiro curvo com maior inclinação. Por outro lado, foi base da evolução da série Cub, do PA-18 Super Cub, que recebeu muitos melhoramentos. O primeiro vôo do PA-11 foi em 1946, e o primeiro aparelho de linha de produção foi concluído em 1947. A produção foi até 1949, tendo sido montados 1.540 aparelhos. As principais características do PA-11:
– comprimento de 6,8 m., altura de 2,03 m.
– asa com envergadura de 10,7 m., com área de 16,58 m²
– Peso vazio de 750 lb. (340 kg), Peso bruto de 1.220 lb. (553 kg)
– motorização: Continental C90-8, de 90 HP, com hélice bipá Sensenich de madeira, com diâmetro de 1,83 m. (passo fixo)
– Capacidade de abastecimento: 12 galões (cerca de 45 litros)
– velocidade de cruzeiro de 100 MPH (87 KT), velocidade máxima de 112 MPH (97 KT)
– velocidade de estol de 40 MPH (35 KT)
– alcance de 300 MN
– teto de serviço de 16.000 pés