Piper PA-11 de instrução tem guinada na corrida de decolagem e escapa lateralmente da pista na “Fazenda Vale Eldorado”, em Bragança Paulista/SP, em 11.02.22


No dia 28 (jan.), o Piper PA-11 (PA11) de prefixo PT-AXH (registro de produção sn 111498, fabricação em 1948) decolaria do aeródromo Fazenda Vale Eldorado – “Dr. José de Aguiar Leme” (SDVH), em Bragança Paulista/SP, para um vôo de instrução com instrutor e piloto-aluno a bordo. Na corrida de decolagem, às 11:00Z (08:00LT), o avião deu uma guinada para a direita ultrapassando o limite lateral da pista, parando na área gramada. O avião teve danos leves e os dois tripulantes saíram ilesos, sem danos a terceiros.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente grave de excursão de pista e perda de controle em solo (LoC-G). No tocante da investigação aeronáutica, o avião foi liberado para o operador.

O avião (de motorização e trem de pouso convencional) pertence e é operado pela Classic Escola de Aviação Civil, registrado na categoria instrução primária, com último registro de compra/transferência em setembro de 2020. O avião é aprovado para dois ocupantes e MTOW de 554 kg, e operação VFR diurna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em maio de 2013, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até março de 2022.

O aeródromo privado Fazenda Vale Eldorado (SDVH) situa-se no município de Bragança Paulista, a 5,7 a oeste do Aeródromo público Estadual Arthur Siqueira (SBBP), em Bragança Paulista. Em elevação de 2.726 pés, o Fazenda Vale Eldorado (SDVH) tem pista (04/22) de 20 x 740 m., de asfalto. O circuito de tráfego deverá ser realizado pelo setor oeste do aeródromo, para fins de evitar obstáculos naturais.Ao momento da manobra, pelo METAR da hora, “Estadual Arthur Siqueira” (SBBP), em el. 2.930 pés (+204’), operava com vento calmo, com visibilidade de 8 km (em melhora, após reporte de visibilidade mínima de 3 km no setor oeste), poucas nuvens com base a 1.000 pés, nuvens esparsas com base e céu nublado com Teto a 9.000 pés, temperatura ambiente de 21ºC (e Orvalho 19ºC) e pressão atmosférica (QNH) de 1.014 hPa. No reporte anterior, o vento informado era de 240º de 5 KT, com variação de direção de 90º – entre 210º e 300º (média de 255º); no reporte posterior, o vento informado foi de 02 KT com variação de direção superior a 180º (ou impossibilidade de determinação de direção única).

SPECI SBBP 281015Z 24005KT 210V300 8000 3000W SCT008 BKN015 BKN090 21/19 Q1014=
METAR SBBP 281100Z 00000KT 8000 FEW010 SCT018 BKN090 21/19 Q1014=
METAR SBBP 281200Z VRB02KT 9999 FEW020 BKN090 23/19 Q1014=
METAR SBBP 281300Z 32005KT 260V360 9999 FEW020 SCT030 BKN100 24/18 Q1014=

No dia 25 de julho passado (2021), outro Piper PA-11 da Classic Escola de Aviação Civil teve incidente também no “Fazenda Vale Eldorado” (SDVH). O Piper PA-11 de prefixo PR-JBB (registro de produção sn 111498, ano de fabricação 1948) decolou do Aeródromo “Fazenda Vale Eldorado” (SDVH), a fim de realizar vôo local de instrução, com piloto-aluna e instrutor. Durante treinamento de TGL, em uma arremetida, por volta de 12:25Z (09:25LT), a tripulação optou por abortar a decolagem e durante a frenagem a aeronave colidiu a ponta da asa esquerda contra a pista. A aeronave teve danos leves, e os dois tripulantes saíram ilesos. A ocorrência foi listada no painel SIPAER, de CENIPA, como “incidente grave” de “manobra abrupta”.

O avião pertence e é operado pela escola (Classic), registrado na categoria de Instrução Privada. Tem tem último registro de compra/transferência em setembro de 2020. O aparelho está para MTOW de 554 kg, para operação VFR, diurna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em maio de 2013, enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até março (de 2022).


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