Prefeitura de Divinópolis (MG) anuncia que empresa iniciou serviços de vigilância no Aeroporto Regional Brigadeiro Antônio Cabral, visando certificação AVSEC, em 07.01.22


Fonte: g1 – 05/01/2022

Na tarde desta quarta (05), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (SEMDES) anunciou que a empresa GSI Gestão de Segurança Integrada Vigilância e Segurança Eireli iniciou os serviços de vigilância no seu aeroporto – o Aeroporto Regional Brigadeiro Antônio Cabral (SNDV) -, no último dia 30, e que um treinamento com os novos vigilantes já foi realizado.

Para matéria do g1, o representante da GSI confirmou o início dos trabalhos.

De acordo com a Prefeitura, a GSI Gestão de Segurança estará responsável por executar os serviços constantes de vigilância 24 horas usando motocicleta para rondar a área externa de todo o “sítio” aeroportuário, com zelo de diligência e rigorosa observância às especificações exigidas. A empresa foi contratada com o objetivo de seguir as exigências da legislação aeroportuária com respeito à certificação AVSEC, requerida pela ANAC, para aeródromos públicos com serviços do transporte comercial.

No dia 29 de dezembro a SEMDES, em parceria com a INFRAERO (que é contratada pelo município para gestão do aeroporto), organizou treinamento com a nova equipe de vigilantes. Segundo a Secretaria Municipal, a intenção foi fornecer uma visão sistêmica das atividades e do funcionamento do aeroporto.

Sobre o treinamento, a INFRAERO informou para o g1 que fez uma simples ambientação no “sítio” aeroportuário com os vigilantes contratados pela prefeitura.

O treinamento contou com presença de Vilson Luiz Magalhães, gerente de Operações da empresa GSI, Graciela Resende, diretora de Operações, Transporte e Infraestrutura do Centro Industrial da SEMDES, José Antônio Vilaça, representante da Empresa Municipal de Obras Públicas e Serviços (EMOP) e representantes da INFRAERO e membros da equipe de vigilantes.

Em em meados novembro Informação temporária (InfoTemp) 2110R/21, de divulgação em 11/11/2021, deu conhecimento que as instalações e serviços de iluminação da área de pouso do aeroporto estão fora de serviço. O InfoTemp tem validade de 11/11/21-19:42Z (16:42LT) a 20/02/22-23:59Z (20:59LT).

Ao final de novembro, a Prefeitura de Divinópolis divulgou no último dia 23 as razões da inoperância do sistema de balizamento noturno do Aeroporto Municipal “Brigadeiro Cabral” (SNDV): um furto de materiais elétricos da estrutura, que foi registrado em outubro. E anunciou que já atuava na solução do caso com a criação de um edital, para contratação de empresa especializada na manutenção do dano; e que também já estava tomando outra medida importante, para evitar que novas ocorrências similares, da contratação, por meio de processo licitatório próprio, de empresa para a prestação de serviços de vigilância (desarmada) com certificação e devidamente cadastrados nos órgãos reguladores.

No dia 15 de dezembro, a Prefeitura de Divinópolis divulgou a publicação do edital visando a contratação de empresa para prestação de serviços de recuperação e revitalização no balizamento noturno da pista do Aeroporto Brigadeiro Cabral. O processo licitatório ocorrerá no dia 27 de dezembro.

Em elevação de 2.636 pés, o “Brigadeiro Cabral” (SNDV) tem pista (17/35) de 30 x 1.539 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 20 e resistência de subleito média. O aeroporto tem homologação para operação VFR, diurna e noturna, com a pista sendo equipada com sistema de iluminação (balizamento noturno) básico, com [i] luzes de final de pista (cabeceira) – L12, [ii] luzes ao longo dos bordos laterais a cada 60 m. – L14, e [iii] luzes (cor azul) de pista de taxiamento – L15, além das luzes do Farol Rotativo (L21) e biruta iluminada (L26), também requeridas para a operação noturna. Conforme nota em ROTAER, operações noturnas no aeroporto são requeridas de obrigatório prévio contato com a operadora aeroportuária, com antecedência mínima de 04 horas.