Raisbeck conclui testes de vôo de pré-certificação de seu sistema de redução de arrasto Epic para o Cessna Caravan 208B com pod de carga inferior, em 10.06.21


A Raisbeck Engineering concluiu os testes de vôo de pré-certificação de seu sistema de redução de arrasto Epic para o Cessna Caravan 208B (o Epic Caravan) abrindo caminho para a aprovação de STC, que está previsto para agosto.

Uma carenagem inferior dianteira desde a triquilha em junção com compartimento de carga inferior (pod) da fuselagem, de material sintético leve, e duas “quilhas” (placas ventrais) metálicas (Dual Aft Body Strakes) na traseira (após o compartimento de carga) compõem o sistema Epic Caravan.

O Epic Caravan foi projetado para resolver problema de arrasto aerodinâmico típico da variante Cessna Caravan 208B atualmente voando com compartimento (pod) de carga de fábrica. O Caravan 208B com o compartimento (pod) de carga de fábrica experimenta o que Raisbeck define ser uma diminuição significativa na velocidade e aumento no consumo de combustível. O sistema de redução de arrasto Epic Caravan, de 38 lb. (17,25 kg), para aparelhos com pod instalado de fábrica, atende uma necessidade de mercado de redução do arrasto e de consumo de combustível, com uma solução mais econômica e ecologicamente correta, reduzindo o arrasto em todas as fases do vôo. O sistema fornece aos operadores a opção de adicionar cerca de 04 a 05 KT em velocidade de cruzeiro em configurações de potência de cruzeiro típicas ou reduzir o fluxo (consumo) de combustível e ainda a temperatura interestágios de turbina (ITT) voando na mesma velocidade, de acordo com Raisbeck. O menor nível de ITT resulta em menores custos de manutenção do motor. Os custos de manutenção são ainda mais reduzidos no caso da não necessidade de instalação de dispositivos pneumáticos de degelo, com de-ice boot, na carenagem do compartimento de carga inferior.

A Raisbeck apresenta que o sistema de redução de arrasto Epic Caravan para aparelhos com pod instalado de fábrica proporciona:
– redução de arrasto, resultando melhor performance de subida e cruzeiro
– eliminação de dispositivo de-ice no pod de carga, resultando menor custo de produção e menor tempo em solo (fora de serviço), sem impacto para autorização FIKI (Flight into known icing/Vôo em condição de gelo conhecida)
– eliminação de perturbação de fluxo de ar por trás da triquilha e à frente do pod de carga (original)

Quanto ao conjunto de duas “quilhas” (placas ventrais) metálicas (Dual Aft Body Strakes) na traseira (após o compartimento de carga) que também compõe o sistema Epic Caravan:
– redução de arrasto, resultando melhor performance de subida e cruzeiro
– melhor comportamento de vôo e condição de pilotagem
– área vertical equivalente da empenagem (cauda) é aumentada, suavizando o fluxo de ar produzido pelo seção dianteira da fuselagem e pod de carga, deste modo melhorando a estabilidade direcional e o comportamento do vôo
– maior apelo estético, com aparência de modernidade tecnológica vista de muitas aeronaves

Como alguns melhoramentos de performance:
– para fixado ajuste de potência/ fluxo de combustível, aumento de 4 a 5 KTAS
– à velocidade (típica) 175 KTAS, redução de fluxo de combustível de aproximadamente 2,6 galões (9,85 litros)/hora e de ITT em aproximadamente 15ºC (pela redução do arrasto e da associada potência requerida para subida)

A Raisbeck apresenta os seguintes diagramas de performance em vôo – de aumento de velocidade e de redução de consumo de combustível em cruzeiro e de redução ITT -, com a plotagem da velocidade aerodinâmica 175 KT (KTAS):
O presidente da Raisbeck Engineering, Hal Chrisman, disse que, com mais de 131 horas de vôo concluídas, a desenvolvedora verificou que o Caravan modificado com o kit Epic cumpre os requisitos do regulamento de aeronavegabilidade da FAA PART-23. A seguir, Raisbeck apresentará seus resultados de teste para a FAA visando uma autorização de inspeção de Tipo (TIA – Type Inspection Authorization) que será preparada para meados de junho, sendo esta o marco final antes da FAA verificar a conformidade do novo sistema com os regulamentos do PART-23 por meio de seus próprios testes de vôo, para a aprovação do kit em um STC.

“Estamos na fase final de pré-certificação”, afirmou Chrisman. “O Epic Caravan foi projetado para atender a uma necessidade do mercado de operadores individuais e de frotas em todo o mundo, voando em uma ampla gama de missões. Essas novas modificações tiveram um desempenho excepcionalmente bom durante nosso extenso programa de testes de vôo e estamos satisfeitos por poder trazer esta nova oferta aos operadores de Caravan”, completou Chrisman. [EL] – c/ fontes