SmartSky recebe STC para sistema de conectividade embarcada ar-solo (ATG) para King Air B200 até King Air 360, em 06.07.24


A SmartSky, provedora americana, de Morrisville, na Carolina do Norte, de sistemas de avançada conectividade embarcada ar-solo (ATG – Air-To-Ground) para aviação executiva, anunciou no dia 02 a emissão de um Certificado de Tipo Suplementar (STC) da FAA para o sistema SmartSky Lite até o modelo King Air 350. O STC cobre a instalação do sistema wi-fi a bordo para os modelos King Air B200, B200C, B200GT, 250, 250C, 250EP, 260, 260C, 300, 350, 350C, 350CER, 350i, 350iER, 360, 360C e 360CER, sendo aplicável a mais de 2.000 aeronaves em serviço.

A instalação do primeiro artigo foi concluída pela Davinci Jets Services, uma operadora de fretamento regulada pelo PART-135  (através da empresa de gerenciamento de aeronaves Davinci Jets), com sede na Carolina do Norte.
“Receber este STC marca um progresso significativo no portfólio STC da SmartSky e no fornecimento de nossa solução de alto desempenho para uma série de aeronaves que há muito tempo não são atendidas pela conectividade a bordo. Os pilotos e passageiros desta aeronave estão absolutamente encantados com a capacidade de se conectar ao que é mais importante, sem limitações”, disse o CEO da SmartSky, David Helfgott, sobre a primeira instalação de King Air, que era equipado com Gogo Avance L3 antes de ser substituído pelo sistema SmartSky Lite.

Quando questionado sobre a experiência do usuário em comparação com o sistema L3, o comandante Greg Mashburn afirmou: “Até agora, tem sido muito melhor, obviamente. O Gogo era bastante instável e na metade do tempo nossos passageiros ou a tripulação não conseguiam nem se conectar, muito menos enviar uma mensagem de texto. Agora podemos enviar fotos, FaceTime e transmitir vídeos com muita facilidade. Todo mundo está animado”.

Como parte dos planos anunciados anteriormente para equipar a maior parte de sua frota gerenciada com conectividade SmartSky – devido à capacidade da SmartSky de oferecer a experiência conectada a bordo que os clientes exigem há anos – a Davinci já concluiu as primeiras instalações de sistemas SmartSky também em um monomotor turboélice Pilatus PC-12 e jatos Cessna Citation CJ4 e Latitude.

Junto com as instalações da Davinci Jet Services, a SmartSky concluiu as instalações do primeiro artigo em quatro modelos adicionais que aguardam a emissão do STC, com mais seis em andamento, à medida que continua a expandir agressivamente sua lista diversificada de aeronaves certificadas.

A SmartSky possui STC cobrindo mais de 6.000 aeronaves em serviço e os projetos em andamento representam cerca de 10.000 a mais.

Os certificados STC disponíveis para sistemas de hardware SmartSky (com instalação dessas aeronaves podendo começar assim que seu cronograma de manutenção permitir) incluem:
– Bombardier Challenger 601/604/605/650 (#ST01930WI)
– Bombardier Learjet 60 (Lite –  #ST04614CH)
– Cessna Citation X ( #ST04578CH)
– Cessna Citation XL/XLS/XLS+ (#ST04604CH)
– Dassault Falcon 900 (#ST04591CH)
– Dassault Falcon 2000 (#ST04610CH)
– EMBRAER Legacy 135/140/145 (#ST04316CH)
– Gulfstream G350/G450/G500/G550/GIV/GV-SP (#ST04346CH)
– Beechcraft King Air B200-360 (Lite – #SA02033WI)

Os certificados STC com processos em andamento:
– Beechcraft King Air C90 (Lite) – instalado, aguardando emissão de certificado
– Pilatus PC12 (Lite) – instalado, aguardando emissão de certificado
– Cessna Citation  CJ3+/525/CJ1-4 (Lite) – instalado, aguardando emissão de certificado
– EMBRAER Phenom 100 (Lite) – instalado, aguardando emissão de certificado
– Gulfstream G200 (Lite) – instalado, aguardando emissão de certificado
–  Bombardier Challenger 300/350 (Lite) – instalação em andamento
– EMBRAER Phenom 300 (Lite) – instalação em andamento
– Hawker 800/850 (Lite) – instalação em andamento
– Cessna Citation Latitude – instalado
– Hawker 900 (Lite)
HondaJet (Lite) – instalado

Lista STC mais recente:
www.smartskynetworks.com/STC

O premiado sistema SmartSky Lite recebeu vários elogios do setor, incluindo o prêmio 2024 Aviation Week Laureate e, no mês passado, foi nomeado o primeiro Best of the Best na aviação para conectividade de cabine pelo Robb Report. [EL]