Solução de atualização (upgrade) de aviônica alternativa para Cessna Citation 550 e 560 e Citation 560XL (com plataforma Honeywell Primus 1000) de menor custo pela ADC/SkyVue Avionics, em 27.02.25

Uma solução de atualização (upgrade) de aviônica alternativa é oferecida para a modernização de jatos Cessna Citation 550 e 560 e Citation 560XL (com plataforma Honeywell Primus 1000) sem o custo elevado de uma substituição completa do conjunto aviônico pela ADC – Aerospace Design and Compliance, que desenvolveu um Certificado Tipo Suplementar (STC) para a solução SkyVue 1000, disponível na SkyVue Avionics. A ADC e SkyVue Avionics são empresas da AJP – Atlantic Jet Partners.
A suíte aviônica de retrofit SkyVue 1000 (da SkyVue Avionics) basicamente atualiza a plataforma de de vôo de jatos equipados com a suíte Primus 1000 com telas de informação de vôo LCD DU-875 (obsoletas) e substituição das unidades COM/NAV/FMS originais por duas unidades AeroNav 900 GPS/FMS/WAAS/LPV, com um novo computador de fluxo de combustível para garantir verdadeira função de fluxo de combustível ao sistema AeroNav 900. Um painel de áudio Becker com Bluetooth, áudio 3D e reprodução da última mensagem completam a atualização.
Matt Thurber, editor-chefe da mídia AIN, em post no dia 25, divulgou a alternativa atualização aviônica da ADC/SkyVue Avionics.
Conforme reprodução de Thurber, de acordo com a Atlantic Jet Partners, “a atualização de cockpit SkyVue 1000 representa um dos projetos mais desafiadores e recompensadores tecnicamente da ADC até o momento. A alteração envolveu o tratamento de preocupações críticas de segurança cibernética, incluindo potenciais vulnerabilidades de hacking de banco de dados. Trabalhando em estreita colaboração com a FAA [escritório de certificação regional de New York] e o Transport Aircraft Policy and Standards Office [Escritório de Política e Padrões de Aeronaves de Transporte], a ADC desenvolveu métodos e procedimentos de teste rigorosos para avaliar e proteger o software do sistema”.
“A atualização reflete nosso compromisso em fornecer soluções inovadoras e confiáveis para operadores de aeronaves”, disse o COO da Atlantic Jet Partners, Joe Rizzo. “Essa conquista ressalta nossa visão estratégica e capacidade de lidar com projetos complexos com rapidez, precisão e experiência”, completou Rizzo.
Com sede em Pompano Beach, na Flórida (EUA), a AJP – Atlantic Jet Partners é uma empresa de aviação que fornece soluções que incluem vendas de aeronaves, aquisições, propriedade fracionada, gerenciamento de aeronaves, extensão de tempo entre revisões, manutenção e atualizações de aeronaves, revisões de motores e seções quentes, reforma de interiores, seguro de aviação, certificação STC junto à FAA, instalações de aviônica, tudo personalizado para melhorar a segurança e a eficiência de propriedade da sua aeronave.
No post, Thurber informa que a atualização aviônica SkyVue 1000 tem preço inferior a US$ 400.000, incluindo instalação. [EL] – c/ fonte