Southeast Aerospace segue expandindo aprovação de STC/AML para instalação do instrumento Garmin GI-275 como ESI e IVSI para uma variedade de aeronaves da categoria transporte (certificadas pelo PART-25), em 26.11.23


Provedora de soluções de modificações de aeronaves de Melbourne, na Flórida (EUA), a Southeast Aerospace (SEA) anunciou que recebeu da FAA a aprovação de Lista de Modelos de Aeronaves (AML – Aircraft Model List) expandida para o seu Certificado Suplementar Tipo (STC) ST01985WI, para a instalação do instrumento Garmin GI-275 como um ESI (Electronic Standby Instrument – instrumento eletrônico de reserva). O AML expandido oferece acesso adicional a mais de 1.500 aeronaves para atualizar de aeronaves com o Garmin GI-275 ESI.
A lista AML/STC completa para o GI 275 ESI passa a compreender os seguintes modelos, entre outros:
– linha de jatos Bombardier: [1] BD-100-1A10 Challenger 300, [2] BD-700-1A10 e -1A11 Global Express, Global XRS, Global 5000/550 e Global 6000/6500 e [3] Learjet 55C e Learjet 60
– linha de jatos Dassault: Falcon 50 e Falcon 2000
– linha de jatos EMBRAER: EMB-135BJ (Legacy 600)
– linha de jatos Gulfstream Aerospace: G-IV, G-V, G150, 200 e Galaxy
– linha de jatos Textron: Cessna Citation 550, 560, 560 Excel/XLS e 650, Hawker 800(A)(B)(XP), 1000(A)(B), 750, 900XP e 4000

A SEA também anunciou que recebeu a validação da Agência Federal de Aviação Civil do México (AFAC) para os Certificados Tipo Suplementar (STC) ST01985WI e ST02004WI anteriormente certificados pela FAA, aprovando a instalação do Garmin GI-275 como equipamento tanto ESI (Electronic Standby Instrument – instrumento indicador de atitude eletrônico de reserva) e IVSI (Instantaneous Vertical Speed Indicator – indicador de velocidade vertical/Climb instantâneo) para uma variedade de aeronaves certificadas pelo padrão de regulamento PART-25 (para avião da categoria transporte) operando no espaço aéreo mexicano.
Os certificados STC originais, aprovados pela FAA, foram obtidos a partir de um esforço colaborativo entre a Southeast Aerospace, a Garmin e a Peregrine.

“Esta validação da AFAC é mais do que apenas uma etapa administrativa; é uma oportunidade para oferecermos aos operadores no México a capacidade de atualizar seus sistemas aviônicos para tecnologia de ponta de maneira acessível e eficiente”, disse Luke Gomoll, representante de vendas da SEA Aircraft Modifications. “Estamos comprometidos em agregar valor à comunidade da aviação no México e esta validação reforça nossa capacidade de fornecer soluções para operadores de aeronaves”, completou Gomoll.

De acordo com a SEA, a certificação permite a substituição de unidades IVA-81A/D IVSI mais antigas e menos confiáveis pelo instrumento Garmin GI-275 IVSI muito avançado, apresentando uma solução econômica em comparação com reparos mais caros de unidades mais antigas. Da mesma forma, a versão ESI do instrumento de vôo eletrônico (ADI) Garmin GI-275 oferece uma opção completa para substituir instrumentos ESI mecânicos pré-existentes, obsoletos e de alto custo de manutenção.

A SEA ainda registrou que esta aprovação estendida da FAA e validação AFAC ampliam consideravelmente a aplicabilidade do STC, tornando-o uma opção de atualização atraente para operadores que buscam modernizar suas aeronaves. E que está comprometida em fornecer soluções de ponta para a comunidade global de aviação.

Em junho passado, a Southeast Aerospace (SEA) divulgou a obtenção da validação da autoridade de aviação civil brasileira ANAC para Lista de Modelos de Aeronaves (AML – Aircraft Model List) nos Certificados Tipo Suplementar (STC) da instalação do Garmin GI-275 como equipamento tanto ESI (Electronic Standby Instrument – instrumento indicador de atitude eletrônico de reserva) e IVSI (Instantaneous Vertical Speed Indicator – indicador de velocidade vertical/Climb instantâneo) para uma variedade de aeronaves certificadas pelo padrão de regulamento PART-25 (para avião da categoria transporte).

“Com as validações brasileiras da ANAC, os proprietários e operadores de jatos executivos registrados no Brasil podem resolver esses problemas de obsolescência e aproveitar os recursos e benefícios de ter o Garmin GI-275 em sua cabine de comando. Esta última validação estrangeira, além de outras em andamento, aumenta a relevância de nossos dois STCs AML de PART-25 para instalação do GI-275 como um ESI e um IVSI no mercado global de aviação executiva”, disse Gomoll à ocasião.

A Southeast Aerospace (SEA) destaca as duas aplicações:
1 – GI 275 ESI STC 1985WI
– substituição de instrumentos ESI eletromecânicos ou obsoletos existentes pelo instrumento de geração atual Garmin GI-275 (de 3,125 pol., ou 7,94 cm) ESI
– configuração como instrumento indicador de atitude (ADI) para inclusão de velocidade (VI) e de altimetria, exibição de rumo magnético
– exibição de barras de curso e desvio vertical
– opção de tela de visão sintética (SVS – Synthetic Vision System)
– instalação opcional de antena GPS dedicada ou divisor de antena GPS existente (para funcionalidade SVS)
– opção de direção/proa magnética opcional quando o GMU-44B estiver instalado
2 – GI-275 IVSI STC ST02004WI
– substituição de TCAS II IVA-81A/D IVSI não-confiável pelo Garmin GI-275 (de 3,125 pol., ou 7,94 cm) IVSI
– processador TCAS II existente é mantido para esta atualização
– possibilidade de atualizações de novos recursos para o GI-275 IVSI

A SEA promove a instalação pela economia de custos a longo prazo, redução de peso e maior confiabilidade esperadas com a atualização, a rápida instalação (de 1 a 2 dias) e a disponibilidade de kits de montagem de adaptadores e chicotes PMA (para tornar a instalação mais fácil possível).

A SEA recebeu a aprovação de Certificados Tipo Suplementar (STC), com AML, da FAA para aeronaves do PART-25 no primeiro trimestre de 2023. [EL]

Para maiores informações:
www.seaerospace.com
www.seaerospace.com/air-mods/Garmin-GI275-STC