STC da Gogo oferece alternativa a atualizações de custo elevado para 42 jatos executivos para seus sistemas de conectividade antigos com LRU C1, permitindo uso da rede LTE em velocidade 3G, em 26.06.25


No dia 24, a Gogo Aviation divulgou que recebeu da FAA Certificado Tipo Suplementar com lista de modelos de (AML-STC) para a unidade de linha substituível (LRU – line replaceable unit) Gogo C1 abrangendo 42 modelos de aeronaves executivas. A aprovação abrange 70% das aeronaves ar-solo (ATG) herdadas da Gogo na América do Norte e, uma vez equipada, garantirá compatibilidade e conectividade contínuas com a futura atualização da rede LTE da Gogo.

O AML-STC permite que aeronaves de clientes equipadas com os sistemas de conectividade ar-solo (ATG) Gogo antigos acessem, mas apenas em velocidades 3G, a rede LTE da Gogo que estará disponível em maio de 2026.

A equipagem da LRU Gogo C1 permitirá que os clientes atuais que operam com sistemas ATG 1000, 2000, 4000 ou 5000, antigos, façam uma transição perfeita para a rede LTE licenciada de 850 MHz da Gogo Biz North American atualizada quando entrar em operação em maio de 2026, garantindo serviço ininterrupto.

A LRU Gogo C1 também oferece um recurso prático de “ponte” para clientes que planejam migrar para os produtos Gogo AVANCE, o que permite produtividade otimizada em vôo por meio de internet, voz, streaming, aplicativos populares para pilotos e muito mais.

O serviço ATG da Gogo antigo será descontinuado no início do próximo ano.

O AML-STC foi desenvolvido pela Metrea Aerospace Design (MASD) em colaboração com a Gogo. As aeronaves cobertas pelo STC incluem Bombardier Challenger e Learjet, Cessna Citation, Dassault Falcon, EMBRAER, Gulfstream e Hawker.

Antes do desenvolvimento do C1, as alternativas disponíveis seriam atualizar para um sistema Gogo Avance, migrar para o ATG 5G da Gogo (disponível ainda neste ano) ou migrar para um sistema de comunicação via satélite, como os sistemas de órbita terrestre baixa Gogo Galileo ou SpaceX, da Starlink, que podem ainda não estar disponíveis para todos os modelos Gogo elegíveis para o C1.

Os clientes que concluírem a instalação do Gogo C1 antes do final do ano – até 31/12/2025 – terão direito a um “incentivo” de US$ 35.000.

A LRU do sistema C1 é uma substituição sob medida para sistemas ATG antigos e contém um cartão aéreo de dupla tecnologia que “se conecta à rede existente e fará a transição automática para a nova rede LTE quando ela estiver disponível”, de acordo com a Gogo.

Para manter a continuidade, o C1 abriga um cartão de ar de dupla tecnologia que se conecta à rede existente e fará a transição automática para a nova rede LTE quando estiver disponível. Para simplificar a instalação, a Gogo projetou o C1 com dimensões externas e pontos de fixação que correspondem aos produtos legados, permitindo uma substituição sob medida. A troca da LRU exigirá tempo de inatividade mínimo e o hardware Gogo C1 proporcionará aos clientes um caminho de transição simples, fornecendo acesso a uma rede reforçada e pronta para o futuro, proporcionando maior capacidade e uma experiência aprimorada para o cliente.

“O ATG continua representando uma solução de conectividade valiosa para aeronaves que operam na América do Norte, por isso queremos facilitar e agilizar a manutenção da conectividade de nossos clientes enquanto fazem a transição para a rede LTE atualizada”, afirmou Chris Moore, CEO da Gogo. “Sabemos que os clientes precisam planejar atualizações de conectividade, por isso investimos na criação da LRU Gogo C1 para ajudar os clientes a navegar pelo caminho prático e financeiro dos serviços ATG antigos para o nosso portfólio AVANCE. Já estamos trabalhando com nossa extensa rede de revendedores credenciados para garantir que seja um processo simplificado”, acrescentou Moore.

De acordo com a Duncan Aviation, credenciada da Gogo, para a mídia AIN, “o Gogo C1 oferece desempenho comparável aos sistemas ATG antigos, garantindo que não haja interrupção nas capacidades de conectividade em vôo. No entanto, não introduz melhorias de desempenho vinculadas à atualização da rede LTE, posicionando-o como uma solução focada na continuidade, em vez de uma melhoria de longo prazo”.

No dia 18, a Gogo confirmou que a GCT Semiconductor concluiu com sucesso a primeira chamada ponta a ponta utilizando sua tecnologia 5G de última geração. A chamada, realizada no dia 16, confirmou que o chip 5G da Gogo está totalmente funcional e pronto para passar pelas fases finais de integração.

O marco tecnológico representa uma etapa crucial na jornada da Gogo rumo à conectividade 5G ar-solo (ATG) para operadoras norteamericanas.

A GCT Semiconductor Holding, Inc. entregou o novo chipset 5G à Airspan, fornecedora de soluções de implantação de rede e parceira 5G da Gogo, em maio. A integração bem-sucedida do microchip, menor que uma unha do polegar, ao hardware e ao software permitiu que a Airspan configurasse e suportasse a chamada ponta a ponta. A conexão, configurada em laboratório, confirma que a tecnologia 5G está pronta para a transição para a próxima fase de testes de integração e otimização de desempenho.

Com os testes finais e a documentação concluídos, a Gogo estará pronta para enviar a solução 5G para sua rede de organizações de manutenção-MRO credenciadas para instalação.

Além de uma conexão mais resiliente, o sistema Gogo 5G ATG, projetado especificamente para usuários da aviação executiva, fornecerá aos clientes banda larga de alta velocidade para videoconferências, streaming e outras atividades em múltiplos dispositivos com mais fluidez do que nunca.

Este desenvolvimento mais recente se baseia nos avanços significativos que a Gogo já alcançou em seus testes de 5G, incluindo a aprovação formal da FAA para produzir e fabricar a Unidade Substituível de Linha (LRU) AVANCE LX5, que, com um formato menor e a opção de caixa única, permite uma instalação simplificada.

A Gogo também investiu em uma rede de 170 torres de conexão 5G cobrindo o EUA e partes do Canadá, na instalação de um novo “núcleo 5G” em seu data center, no desenvolvimento de uma nova antena 5G para aeronaves, bem como nas unidades substituíveis de linha (LRU) AVANCE LX5 otimizadas para 5G.

“O compromisso da Gogo em fornecer conectividade 5G tem sido consistente, mesmo diante de contratempos, portanto, a validação bem-sucedida do chip representa uma grande conquista para nós e nossos parceiros dedicados da GCT e da Airspan”, afirmou Chris Moore, CEO da Gogo. “Nossa rede de torres na América do Norte está pronta para 5G, as antenas estão prontas para envio e a tecnologia está pronta para permitir a conexão em toda a América do Norte por meio da LRU AVANCE LX5. Estamos entusiasmados por estarmos nos aproximando de nossa meta de fornecer conectividade 5G aos clientes até o final do ano e confiantes de que os clientes desfrutarão da experiência aprimorada. Este é certamente um momento decisivo para a conectividade da aviação executiva”, completou Moore.

Mais de 300 aeronaves estão pré-provisionadas para conectividade 5G da Gogo. Clientes que operam na região do EUA e buscam conectividade confiável e de alta velocidade podem esperar que a instalação do sistema Gogo 5G leve aproximadamente duas semanas, enquanto uma aeronave com uma LRU AVANCE LX5 pode ser equipada em um prazo menor. [EL]