STC de atualização aviônica Garmin, com telas de informação de vôo G600 TXi, navegadores GTN TXi e piloto-automático GFC-600, para o Cessna Citation CJ2, está próxima de aprovação da FAA, segundo a fabricante, em 23.03.24


A Garmin divulgou que espera que os revendedores aeronáuticos comecem a instalar a atualização de suíte aviônica de jatos Cessna Citation CJ2 nos próximos meses.

No dia 19, durante a programação da Convenção da AEA – Aircraft Electronics Association (associação de eletrônica aeronáutica), a Garmin informou que espera dispor da aprovação com o Certificado Tipo Suplementa (STC/CST) da FAA para a atualização aviônica de CJ2 já no segundo trimestre do ano (2T24); a modernização totalmente Garmin incluirá telas de vôo com tela sensível ao toque (touchscreen) da série TXi, navegadores GTN Xi e piloto-automático digital GFC-600, junto com várias opções.

De acordo com a Garmin, a atualização do CJ2 transformará o que descreveu de plataforma original Collins Pro Line 2 como uma “arquitetura aviônica fragmentada” em uma experiência de cockpit integrada.

A atualização da plataforma de vôo apresenta dois monitores de vôo G600 TXi, fornecendo exibição primária avançada de vôo e recursos de exibição multifuncional com interface touchscreen. Também inclui recursos de consciência situacional específicos do CJ2, como monitoramento de aproximação estabilizada e alerta auditivo de velocidade de referência (V-Speed) durante a decolagem. Enquanto isso, o sistema de parâmetros de motor TXi apresenta um layout de indicadores e interface de usuário recentemente refinados. Os navegadores GTN Xi adicionam recursos de GNSS/NAVCOM de última geração ao jato, permitindo navegação vertical (VNAV) com o piloto-automático GFC-600 acoplado e permitindo que os pilotos criem e executem padrões de espera em um waypoint publicado ou definido pelo usuário. O piloto-automático digital GFC-600 oferece recursos como descidas VNAV acopladas e arremetidas acopladas durante a execução de uma aproximação perdida, permitindo que a automação auxilie durante procedimentos de alta carga de trabalho.

O item opcional do radar meteorológico GWX 8000 StormOptix, da Garmin, simplifica as operações perto de condições meteorológicas complexas. O modo automático permite que os pilotos simplesmente definam o alcance, e o radar ajusta automaticamente as configurações de inclinação (tilt) e varredura-ganho para traçar o perfil preciso de células para que os pilotos possam analisar os retornos da atividade perigosa das células de tempestade. O sistema de gerenciamento de aeronaves conectado PlaneSync GDL 60 usa uma conexão celular 4G LTE ou Wi-Fi para atualizações automáticas do banco de dados de aviônicos e pode funcionar com bateria própria para que os pilotos não precisem estar presentes para supervisionar as atualizações manuais. O PlaneSync também permite que os pilotos verifiquem remotamente a quantidade de combustível, o status do banco de dados, a localização de satélites da rede, as temperaturas e outras informações usando o aplicativo Garmin Pilot.

Em 2025, a Garmin adicionará transmissão automática pós-pouso de dados de vôo e registros de motor.

Outros itens opcionais incluem o painel de áudio GMA 35C que suporta conectividade sem fio Bluetooth para música ou chamadas telefônicas através de um dispositivo móvel. O transponder remoto GTX 345R oferece capacidade ADS-B OUT e ADS-B IN Weather e Traffic.

Os revendedores Garmin também poderão instalar o datalink GDL 69A SiriusXM, sistemas de tráfego da série GTS e satélite GSR 56 Iridium para previsão do tempo, chamadas de voz e mensagens em todo o mundo como parte da atualização. [EL] – c/ fonte