Organização de manutenção aeronáutica americana Stevens Aerospace finaliza testes para o STC pela FAA para sistema de conectividade Gogo Galileo HDX para King Air 200 e 300, em 28.10.25
Em post no dia 16 na plataforma online da AIN, a redatora de notícias da mídia Amy Wilder repercutiu que a organização de manutenção aeronáutica e sistemas de defesa americana (com sede na Carolina do Sul) Stevens Aerospace and Defense Systems concluiu todos os trabalhos e testes de vôo para seu Certificação Tipo Suplementar pela FAA do sistema global de internet de alta velocidade Gogo Galileo HDX para os modelos de bimotor turboélice Beechcraft King Air 200 e 300.
A emissão do Certificado Tipo Suplementar (STC) pela FAA está prevista para o final deste mês (outubro).
A certificação inicial incluirá múltiplas configurações de aviônicos e integrará a ativação do wi-fi a bordo para simplificar a instalação. O STC detido pela Stevens, aprovado pela FAA, também incluirá validações com a EASA, a TCAA (do Canadá) e a ANAC (Brasil), e estará disponível para venda com a instalação ou como autorização independente.
Desenvolvido em parceria com a Gogo Business Aviation e a Peregrine Aerospace, a instalação viabiliza banda larga global via satélite às operadoras de modelos King Air, utilizando a rede de órbita terrestre baixa da Eutelsat-OneWeb. A antena Galileo HDX oferece velocidades de download de até 60 Mbps e de upload de até 11 Mbps em todo o mundo.
Durante os testes de vôo finais pela Stevens, seis usuários transmitiram conteúdo pesado simultaneamente, utilizando apenas metade da capacidade do sistema.
O novo sistema também pode ser adicionado às plataformas Gogo Avance existentes — incluindo L3, L5, LX5 e SCS – oferecendo conectividade além da América do Norte. Recursos adicionais do Avance, como atualizações de software sem fio, diagnóstico remoto e conectividade terrestre de alta velocidade, ampliam a funcionalidade para além dos sistemas ar-solo tradicionais.
“Como líder em MRO de King Air, estamos entusiasmados em trazer esta nova tecnologia de um fornecedor de conectividade de aviação de longa data para nossos clientes da King Air ao redor do mundo”, disse Rob Reed, diretor de aviônicos da Stevens. [EL]
