Sueca Heart altera seu projeto de transportador regional elétrico, de versão de 19 para 30 assentos, em 16.09.22


A start-up sueca Heart Aerospace reviu seus planos de colocar no mercado um avião regional elétrico para o mercado, revelando um projeto para um modelo de 30 lugares, o ES-30, que agora substitui o modelo ES-19, de 19 lugares, lançado em 2020.

Durante um evento nesta quinta dia 15, na sede da Heart em Gotemburgo (uma das principais cidades da Suécia), a Air Canada e o grupo aeroespacial e de defesa sueco SAAB se comprometeram a investir US$ 5 milhões no projeto. A Air Canada também fez um pedido provisório para 30 aviões ES-30.

A Heart divulgou que o ES-30 será movido principalmente por quatro motores elétricos movidos a bateria, agora reforçados por um par de turbogeradores para atender aos requisitos de energia de reserva, “sem alcance de canibalizado”. Espera-se que o novo modelo ofereça às operadoras um alcance totalmente elétrico de 200 km/108 MN (125 milhas), com um alcance estendido com toda carga-paga de duas vezes essa distância e o potencial para vôos híbridos mais longos para 800 km/430 MN (500 milhas) com 25 passageiros a bordo, tendo em conta as reservas normais de combustível das companhias aéreas.

Até agora, a Heart divulgou poucos detalhes sobre o novo design e quais parceiros do programa existente, que já incluem a fornecedora de aviônica Garmin e a especialista em aeroestruturas Aernnova, permanecerão envolvidos com o programa relançado ES-30. A empresa sueca não informou, por exemplo, onde irá adquirir os novos turbogeradores.
Entre as mudanças mais óbvias do design do ES-19, para o ES-30, está um grande compartimento adicional na parte inferior da fuselagem aparentemente tratando-se de um compartimento de baterias e seu sistema de carga. A imagem do ES-30 também revela novos montantes (escoras) conectando a asa alta (com winglets) à fuselagem, de empenagem em “T”.

A United Airlines e sua parceira regional Mesa Air, que anteriormente se comprometeram a comprar até 300 ES-19, agora optaram migrar para o ES-30, maior. De acordo com a Heart, vários outros clientes em potencial que assinaram cartas de intenção anteriores (LoI) para o ES-19 também comunicaram que aceitarão o novo modelo maior (ES-30). Essas empresas incluem Braathens Regional Airlines, a Icelandair, a SAS e a Sounds Air (com sede na Nova Zelândia).

Grupo de leasing sueco assinou um LoI para 40 ES-90.

A Heart divulga que agora detém um total de 96 compromissos para o avião elétrico, que a empresa promete com o ES-30 que entrará em serviço em 2028 – dois anos depois da data prevista para o ES-19.

O anúncio desta semana da Heart não especificou qual o papel que a sueca SAAB pode ter no trabalho de desenvolvimento e produção da nova aeronave. A SAAB tem uma longa tradição na produção de aeronaves regionais, como os bimotores turboélice SAAB-340 e SAAB-2000.

“Estamos entusiasmados por ter dois parceiros tão fortes como a SAAB e a Air Canada se juntando à nossa missão de eletrificar as viagens aéreas regionais”, disse Anders Forslund, fundador e CEO da Heart Aerospace. “Crescendo na Suécia, a SAAB é sinônimo de aeroespacial, e nossa parceria não apenas apoiará nosso programa, mas também nos ajudará a fazer parte da orgulhosa herança aeroespacial sueca. A Air Canada é um parceiro estrategicamente importante com uma das maiores redes do mundo operadas por turboélices regionais e uma empresa progressiva e voltada para o futuro”, completou Forslund.

A Heart também anunciou planos para construir amplas instalações para o avanço da tecnologia de aviação elétrica no Aeroporto Säve, de Gotemburgo. O campus da Northern Runway acomodará os escritórios, produção e instalações de teste de vôo da empresa, além de fornecer espaço para empresas parceiras, alocadas em novos edifícios sustentáveis. A instalação faz parte de um desenvolvimento maior da Gateway Säve, de propriedade do grupo Castellum.

“Gotemburgo se destacou como uma força motriz dentro da eletrificação, com instalações de pesquisa de classe mundial, como o laboratório sueco de transporte elétrico, SEEL, Chalmers University of Technology e um grande grupo de empresas focadas no desenvolvimento de baterias e veículos elétricos”, disse a COO (chefe de operações) da Heart Sofia Graflund. “A ambição que a Castellum e a cidade de Gotemburgo têm para a Gateway Säve é verdadeiramente única e é por isso que decidimos estabelecer uma nova indústria aqui”, explicou Graflund.

A Heart atualmente emprega 130 pessoas e espera expandir sua força de trabalho para cerca de 500 até 2025. E espera iniciar vôos de teste com um protótipo ES-30 em escala real em 2026.

A empresa estabeleceu um Conselho Consultivo de indústria para o programa ES-30, composto por líderes de companhias aéreas, empresas de leasing e aeroportos de todo o mundo. Além dos clientes existentes para a aeronave, a Cebu Pacific, a Republic Airways, o Christchurch Airport, o London City Airport, o Wellington Airport e a Vmo Aircraft Leasing também estão representados no Conselho. [EL] – c/ fontes