SureFly obtém STC/CST da FAA para solução de ignição eletrônica dupla para motores (aeronáuticos) a pistão, como peça de reposição de magneto de motores Lycoming e Continental de aeronaves homologadas, em 05.08.23


No dia 24, na abertura da feira de aviação americana EAA AirVenture (AirVenture 2023), em Oshkosh, no Estado do Wisconsin, a SureFly Partners anunciou que a FAA aprovou, com emissão de STC, o uso da sua solução de ignição eletrônica em determinados motores a pistão de 4 e 6 cilindros da Lycoming e Continental. A aprovação do STC autoriza a instalação de dois módulos de ignição SureFly (SIM – SureFly Ignition Module) por motor em uma ampla faixa de motores a pistão de aeronaves.

O gerente geral da SureFly Partners Jason Hutchison declarou: “Hoje é um dia histórico e o culminar de anos de trabalho com a FAA para permitir a substituição de conjunto de dois magnetos em aeronaves certificadas”. Hutchison acrescentou: “Proprietários, operadores de aeronaves, fabricantes de motores têm solicitado uma substituição de magneto eletrônico certificada e fácil de instalar para ambos os magnetos; hoje, o SureFly [SIM] é o primeiro a oferecer uma solução tão simples quanto substituir os dois magnetos”.

A SureFly (SureFly Partners LTD) desenvolve, fabrica, vende e oferece suporte a sistemas de ignição eletrônica (EIS – Electronic Ignition System) de motores de aeronaves a pistão, denominados como SIM – SureFly Ignition Module (Módulo de Ignição SureFly), na sua sua sede em Granbury, no Estado do Texas (EUA). A fabricante foi formada em março de 2015 por oito parceiros de negócios, todos anteriormente associados com as líderers de setor de acionador/motor de partida (starter) Sky-Tec e de alternador (alternator) Plane-Power, com objetivo de melhorar a confiabilidade e a eficiência da combustão de motores aeronáuticos. A SureFly vendeu sua primeira unidade EIS (com pré-certificação experimental) em agosto de 2016 e recebeu sua primeira certificação FAA (STC-engine) em outubro de 2018. O primeiro STC por aeronave (Tipo) – STC-airframe – ocorreu rapidamente em fevereiro de 2019.

Até o momento, mais de 10.000 componentes SIM estão em serviço em todo o mundo. Mais de oito mil clientes dotaram suas aeronaves com motor a pistão com a solução de ignição eletrônica da SureFly.

Os sistemas de ignição eletrônica (EIS – Electronic Ignition System) de motores de aeronaves a pistão, denominados como SIM – SureFly Ignition Module (Módulo de Ignição SureFly) são componentes de substituição de magneto eletrônico (estado sólido) certificado pela FAA. O Módulo de Ignição SureFly (SIM) substitui um magneto – geralmente o magneto esquerdo ou o magneto do tipo impulse-coupled/starting (acionador/impulso acoplado) na maioria dos motores de aeronaves.

O mais novo STC da FAA permite que os proprietários de aeronaves substituam os sistemas de magneto duplo de fabricante do motor originais (do projeto), característicos dos motores de pistão legados Lycoming e Continental, por sistemas de ignição eletrônica modernos, eficientes, seguros e confiáveis, eliminando assim efetivamente a manutenção de ignição e magneto em inspeções periódicas do tipo cada 500 horas (500H) e melhorando consideravelmente o desempenho inicial. Além disso, o recurso de temporização variável da arquitetura de ignição eletrônica do SureFly facilita a economia de combustível de até um galão (3,79 litros) por hora, média.

Componente do sistema de ignição (para produção de centelhas nas velas) de um motor, magneto é peça fonte de eletricidade do sistema (de ignição), sendo convencionalmente um alternador formado por um imã que gira entre pólos (“sapatas”) de núcleo metálico (ferro); o campo magnético em torno deste núcleo muda de sentido a cada rotação do imã, e essa variação induz uma corrente (tensão) alternada no enrolamento primário da bobina. A corrente gerada no enrolamento primário (da bobina) aterra pelo platinado – quanto o platinado “abre”, a corrente é cortada, criando uma brusca variação no campo magnético, essa variação fazendo a tensão (em volts) no enrolamento primário “saltar”. O enrolamento secundário funciona como um transformador, elevando a tensão para ordem superior 10.000 volts e disparando uma faísca na vela. O “distribuidor” é uma chave rotativa – uma peça que distribui a alta tensão na ordem correta (ordem de ignição) pelos cilindros (de um motor multi-cilíndro); o cursor rotativo do distribuidor gira à metade da velocidade de rotação do motor (em motores a 4 tempos). Todos estes componentes – magneto, enrolamentos, platinado, bobina e distribuidor – se concentram numa unidade que é designada “magneto”. O sistema é duplicado, ou seja, havendo dois magnetos – em motores com cilindros horizontais opostos (típicos de motores aeronáuticos a pistão), cada cilindro tem duas velas, uma superior e uma inferior -, o magneto direito alimentando velas superiores, o magneto esquerdo alimentando velas inferiores. Cada magneto possui um fio (do enrolamento primário), ligado à chave de ignição, que serve para desativação do magneto (sendo desativação, ou “desligamento” do magneto, a “ligação” deste fio do enrolamento primário ao terramento, e vice-versa). Numa chave de ignição, existe a posição de seleção de magneto (de funcionamento do direito, ou do esquerdo, ou de ambos simultaneamente). Basicamente, existem dois tipos de magnetos: de alta tensão (fornecimento de alta tensão diretamente para velas, como descrito) e de baixa tensão (que conta apenas com enrolamento primário no núcleo, requerendo por isso uma bobina adicional para a geração de alta tensão, tendo a vantagem de menor vulnerabilidade a falha por fuga de tensão por umidade, sujeira e etc).

A instalação do sistema de ignição eletrônica do SureFly é uma simples questão de substituir os magnetos existentes com uma simples linha (cabo) de corrente (energia). Os proprietários de aeronaves de bus elétrico duplo podem instalar dois SIM sem modificações ou componentes adicionais. Proprietários de aeronaves de bus elétrico único, no entanto, devem fornecer uma fonte secundária de energia independente da bateria principal da aeronave para o segundo SIM.

SIM4N – Módulo para motor 4 cilindros Lycoming e Continental (de 4 lb.)
– para reposição sem impulso magnético (Non-Impulse Mag)
 

SIM4L – Módulo para motor 4 cilindros (de 4,4 lb.)
– para reposição de impulso acoplado magnético (Impulse Coupled Mag)

SIM6L – Módulo para motor 6 cilindros Lycoming (de 5,2 lb.)

SIM6C – Módulo para motor 6 cilindros Continental (de 5,0 lb.)

Conforme site da SureFly, os SIM4N e SIM4L têm preço de US$ 1.755, os SIM6L e SIM6C têm preço de US$ 2.085.

O sistema de ignição eletrônica (EIS – Electronic Ignition System) – denominados SIM – SureFly Ignition Module (Módulo de Ignição SureFly) – de motor aeronáutico a pistão tem tempo de serviço de 2.400 horas, não requerendo inspeções típicas de magnetos a cada 500 horas de serviço, o que reduz custos e tempo de inatividade (por manutenção), além da redução de riscos associdados a falhas de manutenção. Os módulos de ignição SureFly não possuem peças mecânicas que se desgastam com todos os componentes eletrônicos de estado “sólido”.

A Surefly promove que o uso de seus sistemas SIM como substituição de magneto convencional (original) elimina a manutenção de magneto e reduz os custos associados pela metade, com “zero manutenção, zero trocas de remanufaturados, zero revisões gerais”.

Os módulos de ignição SureFly fornecem uma energia de faísca mais consistente com maior precisão do que os magnetos tradicionais. A SureFly aponta que um funcionamento do sistema com avanço de temporização variável fornece economia real de combustível aos operadores, com o resultado de baixo consumo de energia e com vantagem de peso leve (até 2 lb), mais leve que um magneto Bendix. O sistema da SureFly controla perfeitamente o tempo em TDC do pistão (Top Dead Center) abaixo de 400 RPM, o que combinado com uma maior duração da faísca e a opção de usar velas de ignição alargadas, facilita a partida, minimizando muito o desgaste em partidas de alto desempenho e sistemas elétricos.

A SureFly aponta que a maioria dos aviões monomotores (a pistão) pode habilitar o recurso avançado de cronometragem do SureFly para melhorar a eficiência do vôo de cruzeiro. Muitas outras aeronaves poderão usar o recurso de cronometragem avançada, pois a FAA estende o STC AML/Airframe da SureFly. Operadores equipados com sistemas SIM com o recurso extra Variable Timing reportaram economia de combustível de 0,25 a 1,5 galões/hora (0,95 a 5,7 litros/hora), dependendo do padrão de empobrecimento de mistura e da performance particular de cada aeronave e do perfil de missão de vôo.

Os módulos de ignição SureFly são fabricados em processos de produção industrial convencionais à mão em Granbury, no Texas, quase inteiramente com componentes fabricados no Texas e em Michigan. [EL]

Site da Surefly:
www.surefly.aero