SyberJet Aircraft anuncia a Williams International, com seu turbofan FJ44-4A, com o fornecedora de motor do jato SJ36, em 18.10.25

No dia 15, a fabricante americana SyberJet Aircraft anunciou que a Williams International será a fornecedora de motor turbofan FJ44-4A para o seu jato leve de nova geração de SJ36.
A unidade FJ44-4A foi desenvolvida para oferecer desempenho, eficiência de combustível e confiabilidade excepcionais, gerando 3.621 lbf. empuxo cada e fornecendo um total combinado (por dois motores) de mais de 7.200 lbf. de empuxo para uma aeronave com peso máximo de decolagem de 18.500 lb., resultando em uma impressionante relação peso-empuxo de 2,569, capacitando o jato para forte desempenho de subida e cruzeiro eficiente em alta altitude, divulgou a SyberJet.
O programa SJ36 se baseia na comprovada plataforma SJ30 e está sendo projetado para superar todos os principais concorrentes da categoria.
O jato SJ30 (de 7 ocupantes), 2,2 m. mais curto e 4.450 lb. (2.020 kg) mais leve em peso de rampa, tem motorização Williams International FJ44-2A (SJ30), de 2.400 lbf. de empuxo (relação peso-empuxo de 3,054).
O jato leve SJ36 (de 9 ocupantes) foi concebido para redefinir as expectativas em termos de desempenho de jatos leves, visando uma velocidade de cruzeiro de MACH 0,88 (o jato leve mais rápido já certificado), um alcance de 3.000 MN e um teto de serviço de 49.000 pés. Após a certificação, espera-se que o SJ-36 se torne o jato leve mais rápido e de maior alcance do mundo, capaz de realizar missões sem escalas, como de Nova York a Los Angeles e de Los Angeles ao Havaí, expandindo os limites do que os operadores esperam de um jato leve.
Os primeiros vôos estão previstos para 2027, com certificação e entregas em 2032.
A Williams International, fabricante reconhecida mundialmente por sua família de motores turbofan FJ44, colaborará estreitamente com a equipe de engenharia avançada da SyberJet para integrar tecnologias de propulsão adaptadas a envelopes de vôo de alta velocidade e alta eficiência, permitindo que o SJ36 atinja suas ambiciosas metas de desempenho, mantendo a capacidade de vôo com apenas um piloto (Single Pilot) da SyberJet.
“A Williams International é a escolha certa para este programa”, disse Trevor Milton, CEO da SyberJet Aircraft. “O FJ44 é um motor de trabalho extremamente confiável. Na minha opinião, não há outro motor como ele. Juntos, estamos pegando essa base comprovada e levando-a mais longe do que nunca. O SJ36 não apenas estabelecerá novos recordes de velocidade e alcance, mas também representará um avanço no que pilotos e passageiros podem esperar da categoria de jatos leves. Não se poderia pedir uma parceria melhor do que esta”, completou Milton.
“Estamos entusiasmados que a SyberJet Aircraft esteja abrindo novos horizontes para jatos leves com o SJ-36 e nos sentimos honrados com a escolha do FJ44-4A”, disse Gregg Williams, CEO da Williams International. “O motor FJ44-4A oferece desempenho sem precedentes, durabilidade e confiabilidade excepcionais, além do melhor plano de manutenção vitalícia do setor, sendo a combinação perfeita para o SJ36”, acrescentou Williams.
O anúncio da motorização do SJ36 aconteceu em meio à agenda convenção anual da aviação executiva americana (organizada pela NBAA) – a NBAA-BACE 2025, realizada entre os dias 14 e 16, e pouco mais de 15 dias após o lançamento do programa do jato (em 29 de setembro).
A redatora de notícias da AIN Amy Wilder repercutiu o anúncio parceria exclusiva de motores entre a SyberJet Aircraft e a Williams International para equipar o jato leve de próxima geração SJ36. O acordo foi assinado na tarde de terça-feira dia 14, na NBAA-BACE 2025, com a seleção do motor FJ44-4A da Williams é o motor do jato bimotor.
“A Williams International é a escolha clara para este programa”, disse Trevor Milton, CEO da SyberJet. Milton reconheceu que havia outros fabricantes para escolher, mas, no final das contas, a decisão se resumiu a sua confiança na família de motores Williams. Milton acrescentou: “Esta parceria com a Williams é mais do que apenas um acordo de motor — é uma visão compartilhada do que a próxima geração de jatos leves deve ser”.
A família de motor turbofan FJ33/FJ44 começou com a introdução do simples e robusto FJ44-1A. Utilizando soluções de engenharia elegantes e adotando novas ideias, a Williams criou um motor confiável e de fácil manutenção, com baixo custo de manutenção e operação. Trata-se um motor de spool duplo (conjunto turbina/compressor/eixo) – com utilização duas turbinas de baixa pressão (LPT – low pressure turbine) para acionar um ventilador (fan) e um compressor de pressão intermediária (intermediate pressure compressor), e uma turbina de alta pressão (HPT – high pressure turbine) para acionar um compressor centrífugo (centrifugal compressor). Mais da metade do fluxo de ar desvia do núcleo e é remisturado com o fluxo de ar no escapamento, o que proporciona alta eficiência térmica e propulsiva, minimizando o ruído. O controle do motor é fornecido por um FADEC (Full Authority Digital Engine Control – controle digital de motor de plena autoridade) de canal duplo, que reduz a carga de trabalho de piloto ao usar computadores redundantes para otimizar o desempenho do motor em todas as condições de vôo, enquanto monitora os parâmetros do motor para evitar excedências que possam danificá-lo. À medida que o motor impulsionava o crescimento dos jatos leves, a linha de produtos se expandiu para os quatro modelos atuais, melhorando o desempenho e a durabilidade a cada novo modelo – as unidades FJ33-5A (empuxo de 1.850 lbf., peso de 310 lb./141 kg), FJ44-1AP (empuxo de 2.100 lbf., peso de 460 lb./209 kg.), FJ44-3 (empuxo de 3.000 lbf., peso de 510 lb./231 kg), and FJ44-4 (empuxo de 3.600 lbf., peso de 658 lb./298 kg) são produzidas atualmente. A Família ja teve a unidade FJ44-3 (empuxo de 2.400 lbf., peso de 520 lb./235 kg). Mais de 7.500 motores FJ44 estão em serviço e já acumularam mais de 19 milhões de horas de vôo.
Amy deu outras notícias do programa SJ36.
Uma próxima série da SyberJet no seu canal do YouTube (YTb) documentará o desenvolvimento do SJ36. Produzida em parceria com o piloto e influenciador Dave “Heavy D” Sparks, a série oferecerá uma visão privilegiada do processo de certificação da aeronave, desde o projeto e os testes até a produção. Milton afirmou que o objetivo é tornar o processo acessível aos entusiastas da aviação e demonstrar “o que realmente é necessário para construir um avião moderno”.
Ao mesmo tempo, Milton afirmou que o ‘pacote’ de aviônicos SyberVision, desenvolvido pela própria SyberJet, contará com atualizações seguras via rádio para bancos de dados e software de gerenciamento de vôo.
A plataforma de vôo incluirá seis telas sensíveis ao toque de alta definição, acelerador automático integrado, controles fly-by-wire e sistemas meteorológicos aprimorados.
“Nossos engenheiros e pilotos construíram um pacote de aviônicos mais capaz e fácil de usar do que qualquer outro em sua classe”, afirmou Milton.
No dia 07, a SyberJet Aircraft anunciou a nomeação de Trevor Milton como seu CEO. Milton liderará o desenvolvimento do SyberJet SJ36.
“Nos últimos 20 anos, a SyberJet já fabricou algo extraordinário com o SJ30”, disse Milton. Nosso trabalho agora é usar essa base e ir além de todos os limites — velocidade, alcance, altitude, conforto e aviônicos. O SJ36 mostrará à indústria o que é possível quando se recusa a aceitar concessões. Já temos estudos aerodinâmicos mostrando o SJ36 operando até MACH 0,95 sem grandes ondas de choque sobre o nosso novo design de asa. Mal podemos esperar para entregar um jato single pilot certificado até MACH 0,88”, complementou Milton.
A SyberJet Aircraft é uma empresa aeroespacial com sede no EUA, com sede em Chandler, no Arizona. A fabricante promove que está redefinindo os limites de desempenho da aviação privada. A SyberJet opera na intersecção entre defesa, tecnologia e design, produzindo aeronaves de última geração projetadas para velocidade, alcance e prontidão para missões críticas.
Com sede em Pontiac, no Michigan, a Williams International é líder mundial em projeto, fabricação e suporte de motores de turbina a gás para aviação. Além de sua reputação de classe mundial em suporte ao cliente, a Williams também é reconhecida por estabelecer instalações de fabricação altamente integradas e automatizadas no mundo para oferecer suporte à produção de alta qualidade, alto volume e entrega dentro do prazo de sua crescente família de produtos comerciais e militares. [EL]