Tamarack completa vôos de avaliação de desempenho de King Air 350 modificado com seus winglets, em 20.06.22


A Tamarack Aerospace anunciou nesta sexta dia 17 que encerrou a fase de avaliação de vôo do modelo Beechcraft King Air 350 modificado com seus winglets.

Do canal do YTb da Tamarack:
https://www.youtube.com/watch?v=J-qRibJaPac

Da página do Instagram da Tamarack:
https://www.instagram.com/p/Ce_UrUnBJrm/

Designado “Performance Smartwing” (Asa inteligente de performance), o sistema de winglet da Tamarack concebido para King Air mostrou maior autonomia e carga-paga, capacidade aprimorada de decolagem em condição de alta altitude e elevada temperatura (calor), vôo em cruzeiro mais estável e seguro, além de maior tempo de baixa potência e regime de consumo econômico (loiter time). Além disso, uma análise comparativa inicial confirmou uma eficiência de combustível em cruzeiro 5% melhor, gradiente de subida 10% melhor, aumento de peso de 500 lb. em condição de operação em alta altitude e elevada temperatura, resultando em conjunto quase duas horas adicionais de autonomia de vôo.

“O robusto programa de testes de vôo para o Performance Smartwing do King Air 350, da Tamarack, concentrou-se em todos os aspectos de segurança e desempenho para garantir que toda aeronave modificada fosse rigorosamente testada”, disse Nick Guida, CEO e fundador da Tamarack, uma empresa de Sandpoint, no Idaho (EUA).

O desempenho do Performance Smartwing difere dos winglets ativos (Active Atlas) da Tamarack, hoje equipando mais de 160 jatos Cessna CitationJet (CJ) por possuir recursos destinados a atender às necessidades específicas dos operadores militares da Família King Air, embora também se prestando para instalação de aviões do transporte civil.

Diferindo da tecnologia winglet ativo no sistema para os jatos CitationJet, a tecnologia Performance Smartwing controla automaticamente a flexão da asa durante turbulência e outros eventos de vôo efetivamente “desativando” os winglets, por meio de sensores de carga e uma superfície de cambagem que pode responder às entradas do sistema em frações de segundo. O sistema de winglet ativo é totalmente automático, não requer ação do piloto e funciona independentemente de outros sistemas da aeronave.

Após a homologação (STC) dos winglets Performance Smartwing no King Air 350 nos próximos 18 a 24 meses (1,5 a 2 anos), a Tamarack também pretende estender a aplicabilidade do sistema com a certificação do dispositivo também para o modelo King Air 200.

O diretor de vendas da Tamarack Aerospace, Eric Cunningham, divulgou: “A Tamarack está oferecendo descontos substanciais para os primeiros investidores em Performance Smartwing no King Air 350. Clientes experientes vêem essa tecnologia exclusiva como uma compra de ROI [Return on Investment, ou Retorno sobre investimento] que se paga após um período relativamente curto. Este preço de pré-certificação está sendo oferecido de forma limitada para as partes interessadas que desejam garantir o Certificado de Tipo Suplementar (STC) de produção antecipada. [EL] – c/ fontes