Tamarack expande sua rede credenciada no EUA, com o Toledo Jet Center (do Ohio), e no Brasil, com a Solojet Aviação (de SP), para alavancar instalações do sistema de winglets ativos nos jatos Cessna Citation Jet, em 19.04.25


No dia 08, o Tamarack Aerospace Group anunciou a expansão contínua de sua Rede de Credenciadas Autorizadas com a adição do Toledo Jet Center (Toledo Jet LLC) como um novo Centro de Representação e Instalação Credenciada de Winglets.

A parceria proporciona maior conveniência à comunidade CitationJet, já que o Toledo Jet Center opera em diversos locais, incluindo em Toledo (KTOL), no Ohio, e em Fort Lauderdale (KXFE), na Flórida.

A avançada tecnologia winglet da Tamarack transforma o desempenho e a segurança das aeronaves, reduzindo o consumo de combustível, melhorando o desempenho em subida e aumentando o alcance.

“O Tamarack Aerospace Group fez uma grande mudança ao expandir sua rede de credenciadas com a Toledo Jet LLC”, afirmou Eric Cunningham, vice-presidente de vendas da Tamarack. “Esses locais garantem que os operadores CitationJet possam acessar facilmente nossos serviços de instalação com treinamento de fábrica, aprimorando o desempenho e a segurança de suas aeronaves a cada vôo”.

“Estamos entusiasmados com a parceria com a Tamarack Aerospace e as oportunidades que ela traz”, afirmou Greg Fell, o novo CEO da Toledo Jet Center. “Acreditamos que a Toledo Jet Center está bem posicionada para um crescimento significativo devido à alta demanda pelos Tamarack Active Winglets [winglets ativos Tamarack]”.

Fundada em 2009, após a Textron fechar seu Centro de Serviço Citation em Toledo  (Ohio), o Toledo Jet Center, uma organização de manutenção aeronáutica com homologação PART-145 da FAA e CS-145 da EASA, tornou-se rapidamente um nome respeitado na aviação executiva.

O Toledo Jet Center (TJC) é especializado em jatos Cessna com técnicos treinados na fábrica, iniciou suas operações no antigo Centro de Serviços Citation no Aeroporto Eugene F. Kranz Toledo Express (KTOL), em Ohio, em 2009, e expandiu suas operações para uma filial no Aeroporto Executivo de Fort Lauderdale (KFXE), na Flórida, em 2012.

Em Toleto (KTOL), o TJC ocupa 3.000 m² de hangar e, em Fort Lauderdale, opera uma instalação de tamanho semelhante na parte noroeste do aeroporto. O TJC também é revendedor e instalador autorizado da Garmin, Universal Avionics e Honeywell Aerospace.

O impulso da Toledo Jet LLC aumentou recentemente, em janeiro, com a aquisição pela 313 Equity Partners. Greg Fell liderou o investimento como sócio da 313 Equity Partners, e , nos termos do acordo, se tornou CEO da Toledo Jet Center. Fell atuou anteriormente como diretor de operações da Gama Aviation US e CEO da JetNet. 

No anúncio da aquisição do TJC pela 313 Equity Partners, Greg Fell, veterano da indústria da aviação disse: “Estamos entusiasmados com as oportunidades para o Toledo Jet Center”. Greg acrescentou acreditar que o TJC está posicionado para um crescimento significativo, com as melhorias no hangar da unidade em Toledo, permitindo a realização de inspeções de grande porte em aeronaves maiores. “Juntamente com nossa unidade em KFXE, em Fort Lauderdale, estamos comprometidos em investir no negócio para fornecer serviços de classe mundial a preços altamente competitivos, alavancando nossa capacidade de manutenção pesada no Centro-Oeste”, disse Greg.

Na sequência do anuncio da parceria com TJC, o Tamarack Aerospace Group anunciou sua expansão na América do Sul, mais exatamente no Brasil, por meio de uma “nova e empolgante” parceria com a Solojet Aviação, marcando mais um marco importante no crescimento global da empresa.

O anúncio da parceria veio junto com a divulgação da primeira instalação brasileira de winglets ativos (Atlas) concluída recentemente em São Paulo.

“Estamos extremamente entusiasmados com a parceria com a Solojet Aviação nesta primeira instalação”, disse James Urquhart, diretor de vendas da Tamarack. “O Brasil está se tornando rapidamente uma das regiões mais importantes para as operações de Citation Jet, e estamos focados em levar os benefícios de desempenho, carga-paga e segurança dos winglets ativos a mais operadores em todo o país”, completou Urquhart.

De acordo com o Tamarack Aerospace Group, com a extensa geografia do Brasil, alternativas limitadas e um número significativo de operadores ligados ao agronegócio, fretamento privado e transporte remoto, a necessidade de maior alcance, eficiência e segurança é mais relevante do que nunca.

De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), pela ANAC, e dados recentes do setor pela ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), a frota de aviação executiva do Brasil atingiu mais de 10.600 aeronaves em dezembro de 2024, com mais de 980 jatos (9,2%) em operação. Esses números representam um crescimento constante ano a ano, principalmente no segmento de jatos leves, tornando-o um dos maiores mercados de aviação executiva fora do EUA.

A expansão para o Brasil também fortalece a rede do Centro de Transformação Global da Tamarack, facilitando o acesso de operadores em toda a América do Sul à tecnologia de ponta e ao suporte especializado, exatamente onde voam.

A Solojet Aviação é uma provedora completa no segmento de aviação executiva, oferecendo serviços de compartilhamento de aeronaves (Solojet Shares), com aeronaves Hawker 400XP e Cessna Citation X, de compra e venda de aeronaves, de atendimento, de gerenciamento de aeronaves, serviços de pintura e revitalização de interiores. Por meio de sua oficina homologada pela ANAC para diversos modelos de aeronaves executiva, é também representante de importantes marcas pós-venda de modificação de aeronaves, como a Raisbeck Engineering e a Blackhawk Modifications, que oferecem kits para upgrades de motorização e de aerodinâmica para os bimotores turboélices Beechcraft King Air (da Textron Aviation), e mais recentemente centro oficial de serviços da Tamarack no Brasil. A Solojet Aviação opera com três hangares no Aeroporto de Jundiaí (SP) e um hangar em Luís Eduardo Magalhães (BA).

O Tamarack Aerospace Group continua a revolucionar a indústria da aviação com suas soluções inovadoras de winglets, e a expansão de sua rede de representantes credenciadas para incluir a Toledo Jet LLC marca o próximo passo na prestação de serviços aprimorados, qualidade e conveniência aos operadores do CitationJet.

De acordo com a Tamarack Aerospace, os winglets ativos oferecem benefícios de desempenho, incluindo redução do consumo de combustível, melhor desempenho de subida e maior alcance. A Tamarack possui aprovação para a instalação de seus winglets ativos em todas as oito variantes do Cessna CitationJet – CJ1/M2, CJ2 e CJ3, no EUA, União Européia, Canadá, México e Brasil. A tecnologia Active Winglet, da Tamarack, oferece um upgrade de desempenho perfeito para proprietários dos jatos CJ que buscam maximizar cada missão:

  • subida mais rápida e para altitude mais elevada, sem ascensão faseada – “em degraus” (step climb);
  • mais alcance, menos consumo de combustível;
  • maior capacidade de carga-paga;
  • vôo mais suave e menos suscetível à turbulência; e,
  • impacto ambiental reduzido

O sistema pode ser instalado em menos de 10 dias. [EL]