“Tarifaço” Trump força Pilatus a suspender temporariamente entregas de PC-12 e PC-24 no EUA, em 12.08.25

Em post no dia 11 na plataforma online da AIN, Matt Thurber, editor da mídia, repercutiu que a fabricante suíça Pilatus Aircraft está suspendendo temporariamente as entregas dos modelos de aviões executivos monomotor turboélice PC-12PRO e jato bimotor PC-24 para o EUA, devido às novas tarifas sobre produtos importados instituídas pelo presidente Trump – de 39% – recentemente impostas às exportações da suíça para o EUA.
De acordo com a Pilatus, “a nova tarifa comercial imposta pelas autoridades americanas coloca a Pilatus em significativa desvantagem competitiva. No curto prazo, a tarifa levará a uma interrupção temporária nas entregas de PC-12 e PC-24 para o EUA. Os relacionamentos existentes com nossos clientes no EUA e a prestação de serviços continuarão de forma integrada e integral”.
De acordo com a Switzerland Global Enterprise, “com a alteração da Ordem Executiva sobre Direitos Aduaneiros Recíprocos de 31 de julho de 2025, o direito aduaneiro recíproco para mercadorias de origem suíça importadas a partir de 7 de agosto de 2025 foi aumentado para 39% (anteriormente 31%). Este direito é aplicado sobre o atual Imposto de Nação Mais Favorecida. Em cada caso, o país de origem das mercadorias, e não o país de origem, é decisivo. Para mercadorias com um componente americano de pelo menos 20%, a tarifa adicional é aplicada apenas ao valor excluindo o componente americano.
Presumivelmente, isso isentaria parte da aplicabilidade das tarifas sobre o PC-12 e o PC-24, ambos com aviônicos fabricados por fabricantes americanos (Honeywell e Garmin) e, no caso do PC-24, motores (Williams International), assumindo que esses componentes representem mais de 20% do valor de cada uma das aeronaves.
De acordo com a Pilatus, “a sólida base financeira da empresa, combinada com liquidez adequada, alta demanda global, boa utilização da capacidade e pedidos em carteira no valor de cerca de 2 bilhões de Francos suíços — sem incluir o EUA —, proporcionam uma base sólida em tempos desafiadores. A Aviação Governamental é outra área estrategicamente importante: este segmento de negócios, com as aeronaves de treinamento PC-21 e PC-7 MKX, oferece um potencial considerável e contribui de forma vital para a estabilidade da empresa na situação atual”.
Em julho, a fabricante suíça marcou presença na feira de aviação EAA AirVenture Oshkosh com o PC-12PRO e o PC-24. [EL] – c/ fonte