TECNAM e Rolls-Royce desistem do projeto de avião elétrico P-Volt, em 16.06.23


A fabricante italiana TECNAM divulgou que desistiu e abandonou os planos de desenvolver um avião aeronave totalmente elétrico, na versão elétrica de seu bimotor a pistão P2012 Traveler (de nove assentos), designado P-Volt, depois de concluir com a parceira Rolls-Royce que a tecnologia da bateria é insuficiente para suportar um produto comercialmente viável. Numa declaração com data do dia 13, a fabricante de aeronaves italiana divulgou que continuará a explorar tecnologias emergentes, mas interromperá o trabalho no projeto da versão elétrica P-Volt.

Em março de 2021, a cia. aérea regional escandinava (norueguesa) Wideroe sinalizou sua intenção de ser o cliente de lançamento do P-Volt com a expectativa de que poderia adicionar a aeronave à sua frota em 2026.

Após três anos de trabalho de pesquisa e desenvolvimento, a TECNAM argumenta que as baterias atualmente disponíveis não seriam viáveis para os operadores devido principalmente à necessidade de substituição com frequência. “A proliferação de aeronaves com baterias novas levaria a perfis de missão irrealistas que se degradariam rapidamente após algumas semanas de operação, tornando a aeronave de passageiros totalmente elétrica um mero carro-chefe de transição verde, em vez de um ator real na descarbonização de aviação”, divulgou a TECNAM. “Levando em conta as projeções mais otimistas de ciclos de carga lenta e a possível limitação do nível máximo de carga por ciclo, a capacidade real de armazenamento cairia abaixo de 170 Wh/kg e apenas algumas centenas de vôos levariam os operadores a substituir toda a unidade de armazenamento, com um aumento dramático nos custos operacionais diretos devido às reservas para os preços de substituição da bateria”, detalhou a TECNAM.

A Rolls-Royce Electrical vinha desenvolvendo um sistema de propulsão para o P-Volt e também contribuiu para o trabalho de conversão do avião monomotor P2010, de quatro assentos, da TECNAM, para usar o trem de força híbrido-elétrico H3PS1 desenvolvido em conjunto com a fabricante de motores Rotax.

A Rolls-Royce divulgou que agora priorizará seu trabalho para aprimorar os sistemas de propulsão híbrido-elétrico para aviões, desenvolvendo um turbogerador que pode funcionar com combustível de aviação sustentável. Ao mesmo tempo, produzirá sistemas de propulsão elétrica a bateria para eVTOLs menores, como o VX4, desenvolvido pela Vertical Aerospace do Reino Unido.

Segundo artigo da mídia AIN on line, reconhecendo o “significativo interesse do mercado” na aviação elétrica sustentável, uma declaração da Rolls-Royce indicou que seu trabalho com a TECNAM revelou as limitações da tecnologia elétrica a bateria. “Embora a faixa inicial seja suficiente para as principais aplicações, o desempenho do ciclo de vida do armazenamento de energia resulta em casos de negócios que não se prestam a aplicações de mercado amplo. A evolução da tecnologia de célula de energia continuará a mudar os limites e melhorar o campo de viabilidade para todas as plataformas de bateria comutadora. O desenvolvimento de produtos da Rolls-Royce para sistemas de propulsão suburbana continua a alimentar esses sistemas e os sistemas híbrido-elétricos”, discorreu a fabricante de motores britânica (RR).

O diretor de pesquisa e desenvolvimento da TECNAM, Fabio Russo, indicou que a fabricante italiana não quer entrar no que caracterizou como uma “corrida” para introduzir aeronaves totalmente elétricas no mercado até 2026. “Sempre foi nossa cultura comprometermo-nos com metas alcançáveis com clientes e operadoras, e pretendemos cumprir essa promessa”, comentou Russo, para emendar: “Esperamos que as novas tecnologias tornem o negócio viável mais cedo ou mais tarde, e temos confiança real na capacidade de nossos parceiros de trazer produtos altamente valiosos para o trem de força de emissão zero e arena de armazenamento de energia”. [EL] – c/ fontes