TECNAM obtém aprovação do P2012 STOL pela EASA para operação de aproximação com rampa acentuada (rampa “íngreme”) – steep approach – com ângulo de até 10°, em 09.06.24


No dia 29 (maio), a fabricante italiana TECNAM anunciou que o seu bimotor asa alta P2012 STOL obteve da EASA a certificação para operação de aproximação com rampa acentuada (rampa “íngreme”) – steep approach – de rampa com ângulo de até 10°. De acordo com comunicada da fabricante, este importante marco é um endosso significativo ao projeto do P2012 e expande ainda mais a operabilidade da aeronave.

A aeronave P2012 STOL, projetada especificamente para operações decolagem e pouso com curta distância de pista, foi projetada e adaptada para operar em aeroportos e “campos” de aviação caracterizadas por pistas extremamente curtas e restrições operacionais extremas.

Francesco Sferra, gerente de vendas e desenvolvimento de negócios de plataformas P2012 de missões especiais, da TECNAM, disse: “Com seu impressionante desempenho em pista curta e agora certificação de aproximação de 10 graus, não há pista inacessível para o mais recente P2012 STOL”.
O comunicado da TECNAM destaca que o P2012 STOL é a única aeronave bimotor a pistão com capacidade de decolagem e pouso de curta distância de pista que está em conformidade com as últimas alterações de certificação. O modelo oferece peso bruto na decolagem máximo de 3.680 kg (8.113 lb.), com uma carga-útil de 1.191 kg (2.626 lb.), mantendo um design moderno, cabine ampla e confortável para até 11 assentos. Demais pesos:
– peso vazio de 2.416 kg (5.326 lb.),
– peso zero combustível máximo de 3.560 kg (7.848 lb.),
– peso de rampa máximo 3.700 kg (8.157 lb.),
– peso de pouso máximo de 3.630 kg (8.003 lb.),
– carga-útil de 1.284 kg (2.831 lb.), e,
– tanques de 750 litros (198 galões) implicam carga de combustível de cerca de 530 kg (1.173 lb.).

O bimotor asa alta P2012 STOL tem comprimento de 11,8 m., altura de 4,4 m. e asa com envergadura de 16,6 m. – com maior envergadura, flapes dedicados e controles de voo específicos para desempenho melhorada para operação de decolagem e pouso em distância curta. A motorização (a pista) é Continental com unidades GTSIO-520-S (de 375 HP), com hélice tripá MT-Propeller, com diâmetro de 2,26 m. O avião tem capacidade de tanques de combustível de 750 litros (198 galões).

Para uma configuração-padrão (10 ocupantes – 9 passageiros e 1 piloto – e bagagem de 82 kg/180 lb.), o P2012 STOL tem as seguintes especificações de performance:
– velocidade máxima de cruzeiro (a 10.000 pés) – 185 KT
– máxima altitude operacional – 19.500 pés
– distância de decolagem (no MTOW) – 425 m. com corrida de pista de 275 m.
– distância de pouso (no MLW) – 360 m. com corrida de pista de 155 m.
– alcance – 905 MN, com alcance operacional de 540 MN

A entrada e acomodação da cabine são reforçadas por uma ampla porta de acesso único e um corredor central; além disso, uma janela dedicada para cada um dos 9 passageiros individuais, sem bancos corridos/duplos e as melhores comodidades para os passageiros são fornecidas, como portas USB duplas em cada assento, ar condicionado na cabine, saídas individuais de ar fresco e quente, luz de leitura dedicada, assento com bolsos e suportes para copos e celulares. O design interior e a vista soberba proporcionada pela configuração “asa alta” proporcionam uma experiência “best-in-class” (melhor da classe) para os vôos para destinos STOL remotos típicos.

Para capacidade multimissão da aeronave um kit permite trocar a configuração STOL do transporte de passageiros para carga, versão pax.-carga (Combi) ou “ambulância aérea” em poucos minutos, viabilizando serviços de cuidados de saúde, assistência e atendendo comunidades em todo o mundo.

O cumprimento da missão e o aprimoramento da segurança de vôo passam por um cockpit moderno com tecnologia de ponta, incluindo como padrão o sistema aviônico Garmin G1000NXi, de última geração, piloto-automático GFC700 especificamente ajustado e ADS-B IN/OUT.
Uma cabine de comando ativa e conectada (Bluetooth, Flight stream, Iridium) e uma caixa de ferramentas de auxílios modernos (radar meteorológico, Storm Scope, mapa inserido, visão sintética – Synthetic Vision) são fornecidas para reduzir carga de trabalho e fadiga de tripulante enquanto aumenta a segurança e a eficácia da missão.

Do ponto de vista do conforto, o P2012 STOL oferece uma cabine com largura de 1,47 m. (+34% mais larga), com comprimento de 5,7 m. – com uma distância entre assentos +24% maior -, um peso de bagagem de 342 kg/754 lb. (+188% maior), com volume de bagagem 2,15 m3 (+303% melhor quando comparado às aeronaves STOL dos concorrentes legados), isso em conformidade com os mais recentes padrões de certificação.

A TECNAM marcou presença na feira da aviação executiva européia EBACE 2024, que aconteceu entre os dias 27 e 30 de maio, com o P2012 para exibição estática.

Na feira, Pasquale De Rosa, gerente de marketing da TECNAM, falou para a mídia que, com a capacidade do P2012 de acessar e operar locais difíceis, o mercado está “crescendo bastante, agregando uma gama de clientes, desde fretamentos menores até evacuações médicas. De Rosa revelou que a TECNAM projetou uma versão corporativa que se adequaria ao mercado. De acordo com De Rosa, fora da Europa e da América do Norte, o P2012 está a atraindo interesse em áreas como o Caribe, a Ásia e a Austrália. “A presença está bastante espalhada por todo o mundo”, disse De Rosa.

A variante STOL é uma das quatro versões do P2012 oferecidas para atender uma série de missões de transporte aéreo. A versão de passageiros Traveller é a mais vendida, com a Cape Air, no EUA, tendo encomendado mais de 100 unidades. O Traveller está atraindo muito interesse na Europa, especialmente no norte do continente, onde há necessidade de conexão entre as ilhas. O modelo atingiu a produção do aparelho com registro de produção sn 080, mas a TECNAM ainda tem uma longa carteira de pedidos firmes para entregar, disse De Rosa. [EL]

P2012 STOL:
https://tecnam.com/aircraft/p2012-stol/