Tentativa de roubo de aeronave Piper PA-34 Seneca V hangarada em aeródromo privado em João Pessoa (PB), em 30.10.25
O portal de notícias g1 divulgou, no dia 12, a tentativa de roubo de uma aeronave, pela madrugada do mesmo dia (um domingo), em um aeródromo privado na zona rural de Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa (PB), por um grupo fortemente armado invasor do aeródromo.
De acordo com a Polícia Civil, o grupo arrombou o portão dos fundos e rendeu um vigilante e um piloto que pernoitava nas dependências de um hangar. Tomados pelo bando, os dois foram instados a indicar a aeronave com maior capacidade de carga do hangar.
A aeronave envolvida foi um bimotor Piper PA-34 (PA-34-220T) Seneca V fabricação 2006, registrado na categoria do transporte privado, de uma Pessoa Jurídica.
Como a pista estava escura, o grupo não conseguiu decolar. A aeronave foi deixada em um ponto da área de movimento. O grupo deixou o aeródromo.
Conforme informações da Polícia Civil, o crime foi planejado e a aeronave seria utilizada para outros crimes.
Conforme cadastro aeroportuário, do município de Santa Rita (PB) estão inscritos dois aeródromos privados:
– Clube Estância Ouro Verde (SNWE) – a 6,5 MN a NE do aeroporto Castro Pinto (SBJP), em elevação de 249 pés, com pista (16/34) de 18 x 953 m., de asfalto, com resistência de piso para aeronave com até 5.670 kg, aprovada para operação VFR diurna.
– Condomínio Aeronáutico JW (SJ2N) – a 5,4 MN a SW do aeroporto Castro Pinto (SBJP), em elevação de 259 pés, com pista (11/29) de 18 x 800 m., de cascalho, com resistência de piso para aeronave com até 5.700 kg, aprovada para operação VFR diurna (sendo compulsória apresentação de PLN e contato e coordenação com a Torre “TWR João Pessoa”/SBJP antes da decolagem).
Os dois aeródromos situam-se na CTR João Pessoa (Espaço Classe D/do solo ao FL035), por sua vez na TMA-Recife.
