TERRACAP (do DF) lança a licitação de Concessão do “Aeroporto Executivo de Brasília”, em São Sebastião, para uma nova administração, em 12.01.21
No final de dezembro, a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (TERRACAP) lançou a licitação de Concessão do Aeroporto Executivo de Brasília, com o edital sendo publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) na edição de 30/12/2021.
Edital:
www.terracap.df.gov.br
Interessados terão 90 dias para encaminhar documentação referente ao certame à TERRACAP. Os licitantes precisam apresentar quatro envelopes contendo: Documentação de Credenciamento, Proposta Comercial, Documentação de Habilitação e Garantia de Proposta.
A concessão dará ao licitante vencedor o direto de superfície do aeródromo por 30 anos, renováveis por igual período, com liberdade de operação, com a vocação para a aviação geral-executiva. A outorga total mínima é de R$ 8,6 milhões.
A concessão permitirá à concessionária grande possibilidade de atuação, desde a expansão de hangares e nova estrutura de pista. Para atender com excelência as aeronaves executivas, outros empreendimentos podem ser propostos para o local, como terminal de apoio para passageiros e tripulantes, lojas de conveniência, hotelaria e até um heliponto para conectar usuários a outros destinos da capital federal. Ainda há previsão de centro de treinamento, manutenção de aeronaves e a possibilidade de abrigar as forças de segurança do DF no espaço.
A estrutura atual do aeroporto, localizado em São Sebastião, na denominada “Área Isolada Cava de Cima” nº 03 – Rodovia DF- 251 – conta mais de 90 hangares construídos em uma área de 2,7 milhões de m².
Somente no último ano, o aeródromo registrou cerca de 5 mil pousos e decolagens. A operação pode, ainda, ser expandida para 24 horas e haver a instalação de serviço de controle de tráfego aéreo próprio.
Em ROTAER, o aeródromo é designado “Planalto Central” (ex-Botelho) (SIQE), com localização a cerca de 12 MN a sudeste de Brasília/JK (SBBR). Em elevação de 3.363 pés (contra 3.498 de SBBR, com pistas paralelas 11/29), o aeródromo tem pista 14/32 de 18 x 1.499 m., de asfalto com resistência de pavimento PCN 20 e resistência de subleito alta. O aeródromo é autorizado para operação VFR diurna.
Texto completo – com informações aeroportuárias:
https://aib-el.com.br/site/terracap-do-df-lanca-licitacao-concessao-aeroporto-executivo-de-brasilia-em-sao-sebastiao-em-12-01-21/