Testes de vôo validam as capacidades da antena ESA Plane Simple da Gogo, em 14.05.25


No dia 29 de abril, a Gogo Business Aviation (Gogo) divulgou que validou as capacidades de desempenho de sua antena eletronicamente direcionada (ESA –  electronically steered antenna) Plane Simple durante uma série de testes de vôo conduzidos em colaboração com a empresa de tecnologia de defesa MAG Aerospace. Os testes confirmaram a capacidade da antena ESA Plane Simple de manter conectividade consistente durante variedade de manobras de vôo e cenários operacionais.

Desenvolvida em parceria com a Gilat Satellite Networks, especialista em redes de satélites, a antena EAS full-duplex (FD) passou por uma avaliação rigorosa que incluiu procedimentos padrão de táxi, decolagem e pouso, bem como padrões de vôo mais exigentes, como circuitos de tráfego específicos, oitos “preguiçosos” e manobras de rolamento acentuado de até 30 graus. A resiliência do sistema foi testada ainda mais por meio de cenários simulados de perda de energia, com a antena demonstrando reconexão automática imediata sem intervenção de engenheiro.

“O sistema funcionou perfeitamente durante todo o programa de testes e não exigiu intervenção corretiva em nenhum momento, destacando a capacidade desta antena multifuncional”, disse Chris Moore, CEO da Gogo.

Os testes de vôo, conduzidos em Titusville, Flórida, utilizaram a placa adaptadora universal (UAP) da MAG Aerospace. Este sistema de radome pronto para uso, certificado pela FAA, permitiu que a antena fosse montada na “capota” (topo da fuselagem) numa aeronave de teste monomotor turboélice Cessna Caravan.
Durante os testes, a ESA manteve conexões de rede estáveis, capazes de suportar múltiplas aplicações simultâneas de alta largura de banda em vários dispositivos. Essas aplicações incluíam serviços de streaming em resolução 8K, videoconferência, plataformas de mensagens, acesso VPN corporativo e utilização de armazenamento em nuvem.

Como a terceira antena do portfólio Plane Simple da Gogo, a antena ESA está sendo desenvolvida para atender aos requisitos de conectividade de plataformas de aeronaves que variam de monomotores turboélice a jatos executivos-corporativos de grande porte. O sistema de baixo consumo de energia foi projetado especificamente para atender aos perfis de missão de operadores VIP, chefes de estado, governos e missões especiais, aproveitando os recursos de banda larga da constelação Eutelsat OneWeb.

Os dados coletados durante os testes foram fornecidos à Gilat para análise, a fim de determinar quaisquer modificações finais necessárias para otimizar o desempenho. A fabricação de hardware de pré-produção já começou para dar suporte aos testes de aeronavegabilidade da FAA e aos processos de aprovação de tipo de rede, com entregas de hardware de produção previstas para o final deste ano para dar suporte às Certificações Tipo Suplementar. [EL]