Textron adquirindo a eslovena Pipistrel para alavancar sua unidade de aeronaves elétricas (eAviation), em 18.03.22


Matéria da mídia AIN divulgou que a americana Textron Aviation está prestes a adquirir a fabricante européia da Eslovênia de aeronaves elétricas Pipistrel em um movimento fundamental para a sua nova divisão eAviation, que foi criada no ano passado para se concentrar no desenvolvimento de aeronaves sustentáveis. Por meio de um acordo que deve ser fechado até o final de junho, o grupo aeroespacial americano pagará cerca de € 218 milhões (US$ 242 milhões) por uma participação inicial de 90% na Pipistrel. O fundador e CEO da fabricante eslovena Ivo Boscarol permanecerá como acionista minoritário e professor emérito por dois anos, quando a participação acionária restante reverterá para a Textron.

Ao anunciar a transação nesta quinta dia 17, a Textron indicou que fará mais investimentos para apoiar os planos da Pipistrel de colocar no mercado várias novas aeronaves elétricas e híbridas elétricas, além de dar acesso à experiência técnica e regulatória do grupo, bem como suas vendas globais e rede de suporte.

“O que é empolgante na Pipistrel é que eles têm uma base tão forte de conhecimento técnico e experiência e seus produtos nos fornecem um caminho para desenvolver aeronaves elétricas de forma incremental, e também oferece etapas mais fáceis junto aos reguladores”, disse Rob Scholl, vice-presidente sênior da Textron eAviation, para matéria da mídia AIN. “Muitas pessoas estão falando sobre eletrificação, mas a Pipistrel é a única que fez isso”, completou Scholl.

Quando a aquisição da Pipistrel pela Textron for concluída, Scholl deverá se tornar o CEO da nova divisão.

“A Pipistrel coloca a Textron em uma posição excepcionalmente forte para desenvolver tecnologias para o mercado de aviação sustentável e desenvolver uma variedade de novas aeronaves para atender a uma ampla gama de missões de clientes”, disse o presidente e CEO da Textron, Scott Donnelly. “O anúncio de hoje apoia a estratégia de longo prazo da Textron de oferecer uma família de aeronaves sustentáveis ​​para mobilidade aérea urbana, aviação geral, carga e funções de missões especiais”, ainda falou Donnelly.

“Sob minha liderança de 30 anos, a equipe da Pipistrel alcançou uma posição privilegiada única em aviação pessoal, acessível, ecológica e elétrica”, comentou Boscarol. “Para impulsionar as metas ambiciosas da Pipistrel e continuar sua história de sucesso, a união da Textron e da Pipistrel fornece profundo conhecimento e recursos que, de outra forma, seriam inacessíveis apenas à Pipistrel”, disse Boscarol.

Em junho de 2020, a Pipistrel obteve a primeira certificação Tipo do mundo de uma aeronave elétrica quando a EASA aprovou seu treinador Velis Electro, de dois lugares.

Além de seu portfólio de aeronaves leves, a Pipistrel também está trabalhando em uma aeronave regional elétrica de 20 lugares chamada Miniliner e na Família de cargueiros autônomos Nuuva. Pelo valor de face, o design do Miniliner pode ser visto como um sucessor elétrico do bimotor turboélice Beechcraft 1900, que saiu de produção em 2002.

A Pipistrel também vem sendo uma parceira importante no projeto europeu MAHEPA – Modular Approach to Hybrid Electric Propulsion Architecture, ou Abordagem Modular para a Arquitetura de Propulsão Elétrica Híbrida, e está se preparando para iniciar os testes de vôo com uma versão híbrida de sua aeronave leve Panthera, que Scholl fez questão de dizer que é vista como parte da visão da Textron para a Pipistrel.

Anteriormente, a Pipistrel estava envolvida em testes de vôo do demonstrador de tecnologia Hy-4 movido a hidrogênio (uma aeronave de quatro lugares projetada pelo Instituto de Engenharia Termodinâmica/Centro Aeroespacial Alemão DLR, baseado no Taurus G4, fabricado pela Pipistrel).

Até maio de 2020, a Pipistrel também estava desenvolvendo um eVTOL designado como Pipistrel 801. Foi uma das possíveis parceiras de fabricação para o “veículo” Elevate planejado pela Uber, mas decidiu priorizar o trabalho em outras novas aeronaves, e a Uber posteriormente vendeu o projeto para a rival de eVTOL Joby no final de 2020.

Em novembro de 2021, a startup sediada na Califórnia/EUA Airflow recrutou a Pipistrel para ajudá-lá a desenvolver um sistema de propulsão elétrica para sua aeronave eSTOL planejada. Espera-se que uma versão de prova de conceito deste projeto inicie os testes de vôo neste ano.

A Textron espera concluir a aquisição quase exatamente 12 meses após a confirmação dos planos em março passado para estabelecer a divisão eAviation, sob a liderança de Scholl. Apenas algumas semanas antes, em janeiro de 2021, Donnelly havia dito a analistas de investimentos que o grupo planejava adotar uma abordagem muito cautelosa ao novo setor de mobilidade aérea avançada (AAM – Advanced Air Mobility).

Posteriormente, numa entrevista à publicação coligada AIN, a FutureFlight, em novembro de 2021, Scholl confirmou que a Bell, subsidiária de helicópteros da Textron, provavelmente não prosseguiria com seus planos para um eVTOL de transporte de passageiros denominado Nexus, anunciado no início de 2019.

A Bell segue trabalhando no projeto do veículo autônomo de transporte de carga APT-70, e Scholl disse que há fortes sinergias com o que a Pipistrel tem em andamento. “Eles continuam a desenvolver a tecnologia de baterias e o trabalho que a Bell vem fazendo na atuação e nos controles de vôo pode permitir produtos mais desafiadores, como eVTOL”, falou Scholl.

A Textron divulgou que manterá a sede principal da Pipistrel, de 33 anos, bem como suas instalações de pesquisa, desenvolvimento e fabricação, na Eslovênia e na Itália.

A Textron antecipou que a atual Família de aeronaves leves para aviação desportiva e de treinamento da Pipistrel formará uma adição significativa ao portfólio de aviação geral do grupo. “Continuaremos a investir tanto no pessoal da Pipistrel quanto em seus produtos, e vamos gerenciá-la em termos do que é melhor para a Pipistrel, porque já é um negócio de muito sucesso”, disse Scholl. “Estamos muito felizes com o plano de produto que eles têm e com o investimento da Textron, o céu é o limite”, avaliou Scholl.

Além da Bell e da Beechcraft, a Textron também inclui a Cessna, fabricante de aeronaves de aviação geral e executiva.

Numa nota para mercado e investidores, nesta quinta dia 17, da Cowen, o analista Cai von Rumohr disse que o acordo torna a Textron uma “líder em potencial” em aeronaves elétricas e dá à Pipistrel escala em fabricação, serviço global e capital. “Achamos atraente, dado o potencial significativo de longo prazo para a aviação elétrica”, acrescentou o analista no comentário de análise do negócio. [EL] – c/ fontes