Textron anuncia aprimoramentos com novos recursos avançados na suíte Garmin G5000 nos jatos Cessna Citation Latitude (em 2025) e Longitude (em 2026), em 31.05.24


No dia 27, a Textron Aviation anunciou melhorias avançadas na aviônica Garmin G5000 para o Cessna Citation Latitude, jato executivo médio porte mais vendido no segmento, e o “jato-chefe” da Família Cessna Citation, o Longitude.
Os investimentos da Textron Aviation na sua linha de jatos executivos com base no feedback dos clientes oferecerão maior desempenho e melhor experiência do usuário aos pilotos dos novos jatos Latitude, a partir de 2025, e jatos Longitude, em 2026.

“Os jatos Citation oferecem aos clientes desempenho, produtividade e lucratividade que abrem um novo mundo de possibilidades na aviação e em seus negócios”, disse Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de vendas globais e operações de vôo. “Estes aprimoramentos demonstram nosso compromisso de continuamente investir em nossos lendários produtos para projetar e oferecer a melhor experiência de aviação para nossos clientes”, completou O’Bannion.

Com a nova iteração da suíte Garmin G500, incorporando aprimoramentos, o Latitude e o Longitude passarão a dispor uma série de novos recursos avançados e tecnologia da Garmin, incluindo o Sistema de Orientação de Visão Sintética (SVGS – Synthetic Vision Guidance System) mostrado nas telas de informação de vôo primária (PFD), que se combina com a Tecnologia de Visão Sintética (SVT – Synthetic Vision Technology) para suportar mínimos de aproximação tão baixos quanto 150 pés (45,7 m.).

O SVGS fornece uma representação contínua e geoespacialmente correta da topografia (relevo) do ambiente-cena externa, incluindo obstáculos, aumentada pela exibição da pista.

Os aprimoramentos da SVT incluem uma visão exocêntrica 3D do ambiente no aeroporto pelo aplicativo SafeTaxi, para auxiliar na consciência situacional durante o taxiamento. A SVT também exibe a presença edificações em 3D, incluindo hangares, terminais e torres,  mais vias terrestres de pistas de táxi, pátios, sinalizações e outras marcações para ajudar a reduzir incursões de pista, fornecendo orientação durante o táxi nos aeroportos contidos no banco de dados do aplicativo SafeTaxi.  As melhorias também apoiam a consciência situacional do piloto, aumentando a clareza (nitidez) quanto à topografia (relevo), aprimorando os limites de superfície de água e de terreno, melhorando a exibição de obstáculos e linhas de energia e melhorando as representações de sinalizações de pistas e aeroportos. A SVT introduz múltiplos pontos de vista pela primeira vez e integra-se com o novo recurso Taxiway Routing (rota de taxiamento) que fornece clareza durante as operações terrestres – especialmente em aeroportos de grande porte e complexos, estranhos à tripulação, principalmente durante condições de baixa visibilidade.

Os jatos Citation Latitude e Longitude poderão utilizar o recurso ADS-B IN padrão para Cabin com Separação Visual Assistida (CAVS – Cockpit Assisted Visual Separation) de Exibição de Informações de Tráfego (CDTI – Cockpit Display of Traffic Information). O CAVS aumenta a consciência situacional de tráfego dos pilotos e os auxilia a manter a separação das aeronaves precedentes (à frente) equipadas com saída ADS-B durante aproximações visuais para pouso. O recurso “SURF IA” também utiliza dados ADS-B para fornecer alertas em manobras de decolagem e pouso numa pista ocupada.

Para regiões qualificadas, o sistema GDL 60 Datalink oferece troca de dados de alta largura de banda e opções de conectividade, incluindo redes Bluetooth, Wi-Fi e LTE. O GDL 60 apresenta a capacidade de realizar downloads automáticos de bancos de dados sem fio através de conexões de rede enquanto a aeronave está desligada. Além disso, melhorias no GDL 69A permitem que a plataforma Garmin G5000 acesse mais produtos de meteorologia SiriusXM Weather.[EL]