Textron anuncia certificação e entrada em serviço do monomotor turboélice Beechcraft Denali em 2025, seguindo a certificação do motor GE Catalyst em 2024, em 14.05.23


A Textron Aviation revelou no dia 08 que a certificação e a entrada em serviço do monomotor turboélice Beechcraft Denali foram adiadas e agora estão programadas para 2025, na sequência da certificação planejada do motor GE Catalyst do avião no final de 2024.

A Textron também anunciou que selecionou o sistema Autoland (de pouso de emergência, em vôo por piloto-automático), da Garmin, como um recurso padrão do turboélice, que tem preço fixado de US$ 6,45 milhões. “O Autoland é uma ótima adição com base no feedback dos clientes. Estamos adicionando tranquilidade ao cockpit com suíte Garmin G3000 com o Autoland”, disse Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de vendas globais e operações de vôo da Textron Aviation.

O Denali é a primeira aeronave da Textron Aviation selecionada para ser equipada com o Autoland da Garmin. “Estamos empolgados em finalmente falar sobre o Autoland em um produto da Textron Aviation”, disse Dan Lind, diretor sênior de vendas e marketing de aviação da Garmin. “Faz todo o sentido ter os melhores e mais recentes recursos de segurança possíveis [no Denali]”, Lind completou.

“Continuamos a experimentar um grande progresso com o programa de desenvolvimento Denali e acreditamos que a aeronave será uma virada de jogo no segmento de monomotor turboélice de alto desempenho”, disse Chris Hearne, vice-presidente sênior de engenharia. “Nossos clientes estão entusiasmados com o recurso Emergency Autoland no Denali e, embora nosso objetivo seja obter a certificação Tipo o mais rápido possível, é da maior importância garantir que cada detalhe seja concluído com a mais alta qualidade”, completou Hearne.

A Textron Aviation revelou o Denali na feira de aviação americana EAA AirVenture de 2016 (em julho), com a previsão do primeiro vôo em 2018. Após seu primeiro vôo em 21 de novembro de 2021, a certificação foi anunciada para 2023. Na convenção anual da NBAA-BACE em outubro do ano passado, a Textron Aviation divulgou que a certificação seria no segundo semestre de 2024.
O Denali é um projeto “limpo” (projeto novo), assim como seu motor Catalyst, da GE Aerospace Avio Aero, que será equipado com hélice McCauley pentapá de lâminas de material composto, de 105 pol. de diâmetro (266,7 cm), com embandeiramento e passo reverso. Fornecendo 1.300 SHP, o Catalyst é controlado por sistema FADEC usando uma única manete de controle do grupo motopropulsor – potência e passo. Com uma taxa de compressão 16:1, superior à de motores típicos desta classe, o Catalyst consome 20% menos combustível fornecendo 10% mais potência, de acordo com Paul Corkery, gerente geral dos motores turboélice da Avio Aero. Até agora, 26 motores Catalyst – quatro em testes de vôo – acumularam mais de 5.400 horas no solo e em vôo.

Três aeronaves de teste Denali registraram 1.300 horas em 540 vôos.

Corkery disse quanto ao motor: “Está funcionando muito bem. Estamos muito satisfeitos com o desempenho”.

O engenheiro-chefe e gerente-geral da GE Aviation, Christopher Lorence, explicou os motivos dos atrasos na certificação do motor, incluindo novos requisitos para congelamento e testes de gotas super-resfriadas e testes de pássaros de maior porte.

“É preciso muita capacidade para fazer [isso]”, Lorence disse. “Muita coisa mudou [em termos de] regulamentos de certificação. Já percorremos quase três quartos [75%] do plano de teste”, acrescentou Lorence.

Até agora, 1.500 horas de testes de certificação, 16 dos 22 (72,7%) testes de certificação e 25 dos 37 (67,6%) testes de componentes foram concluídos, e os relatórios de certificação para estes estão feitos, de acordo com Lorence.

Corkery também citou os desafios da cadeia de suprimentos nos atrasos do Catalyst. “Tivemos muitos desafios de suprimento e ventos contrários”, disse ele, para ponderar: “Este é o primeiro novo motor central nesta classe em décadas. É um processo de certificação rigoroso e isso nos levou ao final de 2024”.

“Estamos silenciosamente fazendo um progresso incrível”, disse o piloto-chefe de testes da Textron Aviation, Dustin Smisor.  

Três aeronaves de teste Denali registraram 1.300 horas em 540 vôos. Os testes de vôo incluíram vôos em clima quente em Yuma, no Arizona (EUA), e testes em clima frio em Iqaluit, no Canadá.
“Estamos muito satisfeitos com todo o trabalho no projeto deste motor. Tem sido extremamente sólido e confiável. Nós, como pilotos de teste, vamos muito além do que os pilotos normais passam”, disse Smisor.

Isso inclui testar desligamentos em vôo, acelerações e desacelerações rápidas de energia e outros extremos.

“Ficamos super satisfeitos com a confiabilidade deste motor. Vendo essa eficiência de combustível, tive que me reavaliar porque não queima muito combustível”, disse Smisor. “O avião e o motor são uma combinação perfeita”, acrescentou Smisor. “Muito trabalho vai para um avião novo e um motor novo. Fizemos um progresso incrível. É extremamente simples de operar. Quando você entra na cabine e no cockpit … você tem uma experiência semelhante a um jato. É muito divertido voar, um burro de carga e um ótimo avião cross-country [vôo de navegação de rota longa]”.

Durante o teste do sistema Autoland no Denali, Smisor observou como o sistema voou (navegou) o avião ao redor da montanha (pico) Pike´s Peak, no Colorado, para o aeroporto selecionado. “É notável. Será um ótimo avião”, falou Smisor.

O Denali tem um alcance de 1.600 MN em regime de vôo de cruzeiro de alta velocidade, transportando um piloto e quatro passageiros (5 ocupantes). A velocidade máxima é de 285 KT, a carga-paga com abastecimento completo é de 1.100 lb.

A plataforma de vôo – suíte Garmin G3000 – tem três grandes monitores de informação de vôo e dois controladores de tela sensível ao toque. A suíte G3000 inclui recursos como visão sintética, radar meteorológico e TAWS.
O avião é equipado com autothrottle (item necessário para aviões equipados com Garmin Autoland). Um conjunto integrado da Garmin de autothrottle Garmin interfaceado com sistemas AFCS – Automatic Flight Control System (Sistema de Controle de Vôo Automático) e FMS – Flight Management System (Sistema de Gerenciamento de Vôo) proporciona um fácil controle de vôo em todos as fases e regimes devôo, desde decolagem até pouso.

O sistema de pressurização fornece uma altitude de cabine de 6.130 pés no FL310. O interior apresenta uma cabine de piso plano com 58 polegadas (147 cm) de altura e 63 pol. (160 cm) de largura. [EL]

Site Textron/Beechcrafti – Denali:
https://beechcraft.txtav.com/en/denali